Revista do IFG divulga estudo com ICCC, SINPREFOR e MLT sobre os movimentos sociais

Postado por Administrador às 07:34 com Nenhum comentário


A Revista Técnica e Tecnológica: Ciência, Tecnologia, Sociedade é um periódico do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Luziânia (IFG), visa contribuir com a divulgação e o  desenvolvimento científico da comunidade acadêmica, sob responsabilidade da Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Geppex).

A revista, de periodicidade anual, é multidisciplinar, integra a relação ensino e pesquisa pelo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, publica artigos, resenhas e contribuições acadêmicas, em língua portuguesa. 

No ano passado a revista divulgou um estudo realizado pelos alunos Rodrigo Pereira e Bruna Salviano, junto ao professor Danilo e o servidor Paulo Reis com o título: "Ações Coletivas e Movimentos Sociais em Formosa: da experiência histórica às iniciativa atuais" realizado em 2013.

O estudo basicamente visou pesquisar as ações coletivas e os movimentos sociais do município de Formosa com um embasamento teórico sociológico contando com entrevistas das três organizações mais atuantes do município, entre elas, o SINPREFOR.

Assim, em 2013, a entrevista realizada com o presidente do sindicato contou os traços básicos da entidade. Sua criação, sua base de filiados, objetivos das lutas, entre outros tópicos voltados ao cotidiano institucional e é justamente isto que a pesquisa retrata.

Na época, o presidente do sindicato afirmou após participar da pesquisa: "Quando saímos da faculdade, somos técnicos demais e nos esquecemos de nós mesmos. Queremos apenas executar o trabalho e pronto, não interessa as condições de trabalho e salariais. Realizar um trabalho desses ainda na faculdade recria um ambiente de debate social importante no momento em que nos preparamos para sermos técnicos. Esse estudo é importante e muito bom, ainda mais por se fazer no ambiente acadêmico" e completou: "É preciso criar um senso crítico na formação dos novos trabalhadores. Só assim podemos conquistar mais melhorias".

Hoje, após quase três anos da pesquisa, o presidente se diz lisonjeado com a publicação do estudo: "Fico feliz em ver o estudo publicado e disponível. O nosso sindicato espera ter contribuído dentro do possível para que os alunos conseguissem sucesso no trabalho acadêmico. Ter parte de nossa história registrada em livros de pesquisa não tem preço. Parabéns a todos os funcionários públicos municipais pelo reconhecimento. Espero sinceramente que a pesquisa apenas denote a importância que é a manutenção da união dos trabalhadores. Só assim poderemos fazer parte da história e conquistar nossas vitórias", disse ele.

O trabalho divulgado na Revista técnica e tecnológica Ciência, Tecnologia e Sociedade está disponível clicando aqui. Acesse e confira.


Categories: , , ,