Departamento Jurídico do SINPREFOR evolui em 2016, ações quase dobram e atendimento triplica

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Em 2015, uma das demandas mais cobradas pelos funcionários públicos municipais filiados em relação ao sindicato é voltada ao Departamento Jurídico da entidade. Entre as principais críticas do ano passado estavam: o de haver dificuldades no contato e marcação, na falta de informações sobre seu atendimento e, principalmente, em relação aos documentos para montagem e entrada de ação.

Com o levantamento em mãos, a direção reconheceu que algo devia ser feito de maneira urgente para que a situação se resolvesse: "Foi preciso colocar o dedo na ferida, ouvir muito e descobrir o que, de fato, estava acontecendo com o nosso departamento jurídico que possui muita experiência, mas parecia não ter criado liga e descobrimos que a falha do processo era generalizada por falta de comunicação" disse Alex.

A primeira mudança efetiva por parte do sindicato foi o de promover várias outras reuniões durante o ano entre dirigentes e advogados responsáveis para realizar um feedback com o intuito de saber o que pode ser resolvido, o que tem sido resolvido e o que ainda precisa melhorar, além de novas demandas que podem atingir a dezenas ou centenas de funcionários para repercussão da informação no funcionalismo. 

Nas reuniões de feedback, segundo dirigentes, foi detectado vários tipos de situação em que, ora o problema estava no sindicato, ora no departamento jurídico e, em algumas vezes, no próprio filiado atendido que, ou não seguia as orientações dos advogados, ou simplesmente não colaborava pra fechar sua documentação para entrada de processo ou ainda faz a marcação e não comparece.

Segundo o advogado Dr Roberto, o procedimento do departamento jurídico segue a risca um único pré-requisito: "Para a ação ser iniciada junto a justiça, é preciso termos em mãos todos os documentos necessários para isto. Pedimos e cobramos muitos papéis e, muitas vezes, durante a tramitação da ação, a Justiça ainda requisita vários outros pra tomar sua decisão acerca do assunto. Sem isso, não dá para montar o processo" disse.

No sindicato foram incluídas outras duas rotinas simples e que fazem grande diferença. Primeiro, a lista de atendimento foi remontada para incluir detalhamento sobre o assunto, se a pessoa compareceu, se deixou documentos e se a ação foi montada no ato do atendimento ou se será montada mais tarde com os motivos para isto.

Segundo que, uma das dirigentes do sindicato também teve sua tarefa e rotina modificada para realizar a cobrança de documentos restantes, acompanhamento de ações, troca de informações mais rápida e consistente entre entidade e advogados e os problemas encontrados durante a confecção da ação, além de ainda realizar levantamento sobre o que os filiados tem achado do atendimento e novo formato.

Para o presidente, as modificações aparentemente simples resultaram em um aumento considerável de trabalhos e atividades: "Ao agruparmos algumas tarefas do departamento na rotina da secretaria geral, chefiada pela professora Suyenne, o setor ganhou dinamicidade e uma melhora absurda. O tempo de espera para ser atendido reduziu consideravelmente e o acompanhamento após o atendimento por parte do sindicato e do escritório advocatício também ficaram melhores" disse.

"Acreditamos que o departamento saiu de razoável e ruim para satisfatório e muito bom em poucos meses. Mas ainda há algumas situações ocorridas em outros anos que precisam ser extirpadas de vez por meio de mais trabalho e mais resultado. Temos entendido que muitas falhas ocorridas devem ser reconhecidas para que não voltem a ocorrer novamente. Acreditamos que até o meio do ano que vem, o setor se torne o mais fortalecido do sindicato até por conta do resultado das ações que tem sido julgadas recentemente" disse Alex.

Durante o processo de mudança, os dirigentes Karla, Suyenne e Alex em conjunto com Dr Roberto, Dr Lucas e Dr Fernando tem ajustado o trabalho que passou a ser uma das principais demandas de 2016.

NÚMEROS COMPROVAM MELHORA
Segundo dados do arquivo do sindicato, o número de atendimentos feitos pelo advogado em 2016 triplicou em relação ao mesmo período de 2015. A média mensal de atendimentos passou de cerca de oito, para 25, um aumento de 312,5%.

Em relação às ações individuais, o número também subiu e quase dobrou. Se em 2015 foram encaminhadas cerca de três ações por mês. Atualmente, o número de procedimentos jurídicos é de cerca de cinco a cada 30 dias e, segundo integrantes do setor, até a metade do ano que vem, o número deve voltar a dobrar. No levantamento não estão somadas as ações coletivas ou as remessas de ações.

Vale ressaltar que, o número de marcação de atendimento também subiu de 14 mensais para 34 nos últimos meses do ano devido a grande procura por atendimento junto ao advogado.

Por outro lado, o comparecimento aos atendimentos, apesar de ter aumentado nos últimos meses, ainda está longe do ideal. Se em 2015, das 14 marcações, seis deixaram de comparecer (42,8%), no último semestre do ano, a cada 34 agendamentos, onze não comparecem (26,4%).

Segundo os dirigentes, ao marcar um atendimento, o escritório do sindicato telefona a todos os agendados para confirmar a vinda do filiado. No entanto, mesmo com insistência e ligações em sequência, algumas pessoas não vem.

Conforme consulta do setor, em muitos casos, as pessoas deixam de vir principalmente pelo fato de o agendamento coincidir com outra atividade ou outro compromisso. Neste sentido, o sindicato alerta que, não havendo como comparecer, informe durante a confirmação do agendamento ou telefone ao sindicato para comunicar o fato e, assim, a vaga ser disponibilizada a outro filiado.

Por fim, o presidente ressalta: "Todo e qualquer dúvida, procure o sindicato. Pois aqui, diuturnamente trabalhamos para termos um atendimento especializado e cada vez melhor. Nossos serviços hoje são infinitamente melhores que os de ontem e, com certeza, amanhã será melhor do que é hoje" concluiu. 

Para realizar atendimento com o advogado, basta o filiado ligar para o telefone 3631-3569 e requisitar os serviços.

Matéria publicada em 04 de novembro de 2016 pelo SINPREFOR
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