Perfil da Câmara Municipal de Formosa após as eleições

Postado por Administrador às 13:59 com Nenhum comentário

As eleições em Formosa chegaram a seu fim e o próximo prefeito eleito com mais de 38 mil votos será o Deputado Estadual, Ernesto Roller, do PMDB, que atingiu mais de 76% dos votos válidos no município que confiaram em uma renovação política com maior eficiência no trato com a coisa pública. O candidato Rodrigo Lacerda, do PSB, ficou com pouco mais de 21% e Professor Mirim, do PT, chegou a quase 2%.

O formato da nova Câmara Municipal de Formosa a partir de 2017 também chama a atenção. Em primeiro lugar, Roberta Brito, enfermeira, de 34 anos, trará a presença feminina para a Câmara Municipal de Formosa após oito anos de ausência - a última vereadora eleita em 2004 foi Marília Magalhães.  

Entre os atuais vereadores, 13 deles tentaram a reeleição de modo que apenas cinco (38,5%) conseguiram sua vaga: Mundim e Domingos Filho (terceiro mandato), Jurandir, Macarrão e Wenner Patrick (segundo mandato).

Também houve o retorno de outros ex-vereadores à Câmara. São os casos de: Genedir Ribas, Luziano Martins e Eduardinho de Paiva (todos indo para o seu segundo mandato).

Assim, 70% da Câmara foi modificada em relação ao atual mandato e 53% dela será formado por novos vereadores. Quase 30% dos parlamentares conseguiram sua vaga ao concorrer em sua primeira eleição.

CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DA NOVA COMPOSIÇÃO LEGISLATIVA
Outro dado que chama a atenção é que nove dos novos vereadores são nascidos na cidade enquanto oito são originários de outras cidades de várias partes do Brasil.

Em relação a instrução declarada na Justiça Eleitoral, sete vereadores possuem nível superior, outros sete possuem nível médio completo e incompleto e três com nível fundamental ou incompleto.

A média de idade dos novos vereadores do pleito 2017/2020 é de 42 anos e meio. O mais novo vereador da Câmara é Bruno Araújo, com 27 anos e o mais velho é Eduardinho de Paiva com 55. Cinco possuem até 40 anos, nove entre 40 e 50 e três acima de 50.

COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA
O partido com maior quantidade de vereadores será o PMDB, com 4, seguido de PSB (3), PP e DEM (2), PR, PSD, PTB, PC do B, PSC e PRP (1).

Em 2012, a composição havia sido formada pelos partidos: PP (4), PSD (3), PT (2) e PR, PDT, PMDB, PSDB, PSB, PSL e PC do B (1).

Assim, as bancadas do PMDB e do PSB aumentaram enquanto que os partidos DEM, PSC e PRP voltaram a possuir representantes. PP e PSD tiveram redução enquanto que o PDT, PT e PSDB deixaram de possuir um parlamentar na Câmara Municipal de Formosa. PR, PC do B e PTB seguiram com um cada na relação entre os eleitos de 2012 e 2016 - desconsiderando a migração dos vereadores a outros partidos posteriormente.

Curiosamente, o partido do prefeito eleito segue tendo a tradição de formar a maior bancada no Poder Legislativo.

Partido
em 2012
em 2016
PP
4
2
PSD
3
1
PT
2
0
PR
1
1
PDT
1
0
PMDB
1
4
PSDB
1
0
PSB
1
3
PSL
1
0
PC do B
1
1
PTB
1
1
DEM
0
2
PSC
0
1
PRP
0
1

Considerando as coligações, 11 dos vereadores eleitos tiveram seu partido coligado a Ernesto Roller, enquanto seis se coligaram a Rodrigo Lacerda.


PERFIL DOS ELEITOS

Roberta Brito - Concorreu pela primeira vez nestas eleições pelo PSB e foi eleita como a mais bem votada entre os candidatos a uma cadeira no Poder Legislativo, com 1.388 votos. É enfermeira, casada e natural de Campos Belos. Representa o retorno da mulher como parlamentar a Casa de Leis, falta sentida há oito anos.

Mundim - Concorreu pela terceira vez, sempre pelo PP, foi eleito com 1.247. O vereador, atual presidente da Câmara foi contra projetos como aumento do IPTU e Iluminação Pública e sempre votou favorável às pautas dos trabalhadores públicos municipais. Também admitiu duas denúncias contra o prefeito no começo do ano, uma seguiu para o Ministério Público e a outra acabou nem sendo rejeitada pela maioria dos vereadores e, portanto, sequer foi analisada.

Genedir Ribas - Após ter sido terceiro em 2008 e ter concorrido a vice com Ernesto, Genedir voltou a concorrer para o Parlamento Municipal pelo DEM e conseguiu 1.215 votos sendo eleito pela segunda vez. Em sua primeira passagem na Câmara presidiu a Casa e devolveu mais de 1 milhão de reais à Prefeitura - em uma época que haviam apenas 10 vereadores - também foi um dos poucos vereadores a ser contra o aumento para 17 vagas no Legislativo.

Carlim da Vila - Outro que também concorreu pela primeira vez e foi agraciado com uma das vagas na Câmara Municipal de Formosa representando o DEM, com 1.214 votos. É servidor público municipal efetivo da Guarda Municipal e também já foi secretário de esportes e lazer em um ano na gestão Pedro Ivo. Chega para representar seu setor, o esporte e, porque não, o funcionalismo.

Bruno Araújo - Concorrendo pela segunda vez e após ter sido primeiro suplente em sua coligação nas eleições 2012, Bruno Araújo disputou uma das vagas para a Câmara pelo PMDB e conseguiu 1.116 votos. Jovem, fez parte do Departamento Acadêmico na IESGO e possui passagem na Câmara como assessor entre 2008 e 2012. Desenvolveu vários projetos voltados para a juventude, bandeira que deverá defender na Câmara.

Luziano Martins - Após ter sido vereador entre 2004 e 2008, Luziano volta para a Câmara Municipal após ter conquistado 1.060 votos. Empresário, ele obteve boa votação no distrito do Bezerra, região que também representou na legislatura passada e volta a ter um vereador eleito após a passagem de suplentes em anos anteriores.

Jurandir Oliveira - Concorrendo pela segunda vez, sempre pelo PR, Jurandir conquistou 817 votos e, com isto, manteve sua vaga na Câmara Municipal de Formosa. Apoiou alguns projetos positivos ao funcionalismo e, também, em várias ocasiões, foi favorável ao atual governo.

Eduardinho de Paiva - Voltando para a Câmara depois de ter sido vereador no início da década de 90, Eduardo Leonel de Paiva concorreu pelo PSD e conquistou 816 votos. Em seu currículo recente, foi um dos secretários da Garagem no atual governo.

Domingos Filho - Pela terceira vez, também sempre pelo PMDB, Domingos se manteve na Câmara com 809 votos. Um dos maiores defensores da causa dos trabalhadores públicos municipais no Legislativo, sempre votou a favor dos funcionários e também contra os projetos de aumento de impostos. Personagem sempre presente nos movimentos se posiciona de acordo com o interesse popular.

Macarrão - Eleito pela segunda vez pelo PP, Macarrão obteve 790 votos. Em seu primeiro mandato foi favorável ao atual governo na maioria das vezes.

Netinho Lacerda - Eleito pela primeira vez concorrendo pelo PSB, Netinho alcançou 746 votos, muitos deles vindos dos distritos e zona rural. Pecuarista, ele também chegou a compor chefia na Garagem tendo sido bem avaliado pela maioria dos servidores.

Ari Sena - Eleito concorrendo pelo PMDB, após duas tentativas, Ari finalmente conseguiu uma vaga na Câmara Municipal com 693 votos. De acordo com dados do TRE, ele é tido como servidor público municipal.

Professor Rafael - Concorrendo pela segunda vez, o ex-secretário de educação do atual governo conseguiu 623 votos e, assim, uma vaga na Câmara Municipal representando o PSB. Natural de Londrina é servidor público federal da INFRAERO e já foi professor em um curso na Cambury.

Ceguinho - Concorrendo pela primeira vez, Ceguinho foi eleito com 610 votos pelo PTB. Empresário, o futuro parlamentar é um dos mais jovens a ocupar um cargo com 37 anos. Ele também é natural de São Luiz de Montes Claros.

Nema - Concorrendo mais uma vez a um cargo na Câmara, Nema conseguiu sua vaga após receber 560 votos. Agricultor, ele é tido como representante dos trabalhadores rurais no Poder Legislativo. Tem 45 anos, é natural de Santo Antônio do Jacinto e concorreu pelo PC do B.

Wenner Patrick - Concorreu pela segunda vez,  manteve seu cargo na Câmara Municipal de Formosa com 542 votos. Em sua primeira passagem, Wenner representou diversas minorias no Legislativo e, após ter iniciado seu mandato de maneira negativa, mudou de postura, se aproximou dos movimentos e da população apoiando diversos projetos positivos.

Joelson Santiago "Trovão" - Concorreu pela primeira vez e conseguiu uma vaga na Câmara após receber 350 votos em decorrência da coligação. Trovão é mais um novo vereador para o próximo pleito. Natural de Buritis, é comerciante e recebe o apelido por conta da voz grave que possui.

Matéria divulgada em 03 de outubro de 2016
Fonte: TSE/TRE/Pesquisas em diversos sites