Sindicato solicita cronograma das demandas da saúde discutidas em Conferência

Postado por Administrador às 05:38 com Nenhum comentário

Nesta terça (05), o SINPREFOR encaminhou uma solicitação em que pede o andamento das demandas debatidas na última Conferência Municipal da Saúde realizada no ano passado relativas aos trabalhadores do serviço público municipal. Ao todo foram levantados dez tópicos analisados pela sociedade civil organizada no último encontro.

Que a área da saúde no Brasil é um dilema, disso todo mundo já sabe. Resolver estes dilemas é que tem sido o grande quebra-cabeça para muitos. Em Formosa, mais especificamente, os serviços da área da saúde tem sofrido todo o tipo de críticas que acaba sendo erroneamente correlacionado aos trabalhadores do setor.

Mas afinal, qual é a maior demanda da área da saúde em Formosa? A falta de concurso da área, o inchaço de serviços a serem realizados em alguns locais de trabalho e para algumas categorias além da falta de valorização são alguns dos principais fatores que assolam o setor.

Estes e dezenas de outros tópicos foram levantados na última Conferência Municipal de Saúde que contou com várias entidades organizadas. Pela primeira vez, o SINPREFOR também esteve presente do debate para ouvir muitos dos problemas vividos pelos servidores e lembrar outros que precisam de grande atenção.

No próximo mês, a reunião completará um ano e muitos dos tópicos debatidos seguem em aberto sem o conhecimento de seu andamento ou cronograma. Por isto, o sindicato encaminhou a solicitação para confirmar ou não o que mudou desde a última Conferência na área da saúde.

Entre os tópicos que o SINPREFOR requisita informações estão:

- Pedido de trabalhadores para executar serviços de limpeza nos Postos de Saúde;
- Falta de segurança e de equipamentos nos Postos de Saúde;
- Falta de material nos Postos de Saúde;
- Mais funcionários na Farmácia;
- Qualificação aos atendentes do SAMU;
- Mais funcionários para o setor de prontuário do Hospital;
- Sobrecarga de funções e tarefas em alguns postos de trabalho;
- Concurso na área da saúde;
- Aumento do número de dentistas;
- Completar o quadro de funcionários do CEREST;
- EPI para todos os funcionários da saúde com treinamento de uso.

"O sindicato tem feito um alerta desde 2012 sobre a necessidade de haver um concurso na área de saúde. Faz mais de dez anos que o município não toma este tipo de providência. No passado, o vereador Dr. Joelson requisitou uma solução para isto junto ao Ministério Público e o sindicato tem endossado e ratificado esta necessidade. Formosa cresceu muito nos últimos anos e a saúde parece ter parado no tempo. É preciso ter mais funcionários e seguir a determinação da OMS - Organização Mundial da Saúde - e do Ministério da Saúde" reforçou um dos dirigentes do sindicato.

O SINPREFOR agora aguarda respostas sobre o cronograma de atendimento dos tópicos mencionados e deverá seguir acompanhando de perto a situação tomando as devidas providências junto aos órgãos competentes.

"Um processo de concurso na área da saúde demora em média de dois a três anos para ser feito. Não sabemos se o atual governo tem o interesse de iniciar esse procedimento com os levantamentos oficiais. Mas devemos reforçar o pedido e colocar este tópico em evidência mais uma vez. Vamos seguir fazendo a nossa parte", completou o dirigente.