Trabalhadores optam por greve a partir da próxima segunda

Postado por Administrador às 12:18 com Nenhum comentário

Na tarde desta quarta-feira (13), os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público formosense se reuniram na Praça da Prefeitura para analisar a proposta encaminhada pelo Executivo e definir as próximas ações a serem tomadas em relação aos direitos que não são pagos desde o início do ano passado. No fim, a deliberação foi pela greve a partir da próxima segunda, dia 18, com a instauração de Assembleia às 8h30.

A PROPOSTA
Encaminhada poucos minutos antes do início da Assembleia, o governo comunicou que, por conta de algumas demandas, seriam necessários de 10 a 15 dias para realizar um levantamento do impacto financeiro das questões descritas na pauta trabalhista.

A DELIBERAÇÃO
Após deixar o microfone em aberto para qualquer trabalhador ou trabalhadora presente fazer uso da palavra durante a tarde por várias ocasiões antes da deliberação, o SINPREFOR abriu o processo de sugestões quanto a qual deliberação poderia ser tomada.

Durante a discussão, alguns funcionários fizeram uso da palavra. Também foi lembrado que, caso a opção de greve fosse acatada, que a reposição dos professores seria feita após o atendimento e que a cada cinco dias seria feita um cronograma base para nortear o movimento de todos os setores.

Outro tópico incluso pela direção, no caso da deliberação em movimento paredista, era a criação de uma Comissão da Greve que negociasse e planejasse toda a greve em conjunto com a direção do sindicato para que as preocupações e responsabilidades pudessem ser divididas de maneira mais ampla aumentando ainda mais a participação de todos.

A VOTAÇÃO
Em um processo que durou menos de três minutos, os trabalhadores e trabalhadoras presentes optaram pela greve de forma unânime nos setores da educação e do quadro administrativo (Garagem, Secretarias, ASHA e outros).

Os trabalhadores da saúde, por conta da baixa participação, preferiram realizar a votação em separado e optou por recuar neste momento para ver se haverá maior participação durante a greve. No caso dos ACS e ACE, por conta de um decreto de convocação extraordinário para combater o mosquito transmissor da dengue e outras doenças ficaram impedidos de aderir ao movimento grevista. O sindicato irá acompanhar o caso da situação dos direitos dos funcionários das categorias e fará uma análise geral no caso da saúde.

Por fim, o presidente alertou: "A responsabilidade da greve não é só minha ou só do sindicato, mas de todos nós. Depende de nossa participação e é preciso e necessário que sempre pensemos nisso. Os verdadeiros culpados pela situação é o governo. Temos muito trabalho pela frente e é importante confiarmos em nós mesmos primeiro para conseguirmos conquistar nossos interesses. Eu confio e acredito que todos nós somos capazes" disse.

Os trabalhadores e trabalhadoras voltam a se reunir na próxima segunda-feira, dia 18, às 8h30. O sindicato espera poder ter outra proposta encaminhada pelo Poder Executivo para debater com os servidores.
Categories: , ,