SINPREFOR apóia Outubro Rosa mais uma vez

Postado por Administrador às 05:40 com Nenhum comentário

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e toda campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990 na Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O Câncer de Mama é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Porém quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura aumentam de forma expressiva.

Apesar de fundamental, o auto exame das mamas não deve ser o único meio de diagnóstico precoce, a mamografia é fundamental para um diagnóstico completo e mais eficaz.

É recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada 2 anos acompanhando do exame clínico anual, já para as mulheres de 40 a 49 a recomendação é a realização do exame clinico anual, e a mamografia quando surgir alguma alteração.

Para as mulheres que encontram-se na classe de risco elevado, deverá iniciar os exames aos 35 anos de idade. Encontram-se nessa classe de risco: Mulheres com histórico familiar de câncer de mama de primeiro grau antes dos 50 anos, câncer bilateral (quando existe a presença de nódulos nos dois seios) ou de ovário em qualquer idade; e histórico familiar de câncer de mama masculino entre outros sinais.

No município, durante a sua participação na última Conferência de Saúde, em conjunto com dezenas de outras entidades e associações, o SINPREFOR questionou e solicitou a compra de materiais e equipamentos de saúde específicos para disponibilizar a todas formosenses ficando o compromisso por parte da Secretaria de Saúde para com todas as organizações presentes de preservar a estrutura existente e trazer mais condições e melhorias a este serviço.

O SINPREFOR sempre recomenda a todas as servidoras do município para que mantenham hábitos de vida saudável e consulte um médico com periodicidade.