IPASGO se torna realidade após dois anos de reivindicação

Postado por Administrador às 08:07 com Nenhum comentário
Nesta última quinta-feira (15), a Prefeitura Municipal de Formosa assinou convênio com o IPASGO em solenidade ocorrida em seu auditório. Na presença de centenas de funcionários e de cidadãos em geral, os servidores públicos municipais foram agraciados com um plano de saúde de alta qualidade e considerado um dos melhores do mercado.


Luta se iniciou em 2012
Em um evento ocorrido na CUT-Brasília sobre saúde para o funcionalismo público, no segundo semestre do ano de 2012, os dirigentes sindicais Karla Castro e Alex Nunes representaram o sindicato formosense e, por meio de uma palestra realizada por um dos sindicalistas da SANEAGO, obteve informações de que o IPASGO era um dos melhores planos de saúde no estado.

Segundo o sindicalista, além de trazer benefícios para os funcionários diretamente a cidade também seria atingida positivamente. Isto porque, o IPASGO para mais usuários tem o poder de atrair médicos e profissionais de saúde para o município.

Ao fim da reunião, os dirigentes formosenses buscaram as informações com o representante sindical da SANEAGO e realizou uma pesquisa de satisfação nas cidades onde o IPASGO atendia obtendo boas notícias sobre o convênio por parte dos funcionários da região.

Também foi informado que apenas a Prefeitura Municipal é quem teria poder de congratular os servidores por meio da assinatura do convênio. Infelizmente, o Poder Executivo naquela época não acatou a pauta.

Luta esfriou em 2013, mas seguiu como pauta de reunião
No ano seguinte, muitas lutas contra reduções, cortes e diversas situações atingiram os trabalhadores e a pauta do IPASGO esfriou.

Ainda no segundo semestre de 2013, após um questionamento de uma servidora pública em relação à pauta ao sindicato. O assunto foi levado para uma reunião com a secretaria de administração que recebeu algumas informações de como proceder para que o IPASGO pudesse se tornar uma realidade.

A partir daí, a Prefeitura tomou suas providências cabíveis. Encaminhou a lei para que a Câmara liberasse o convênio e se reuniu (Poder Executivo e IPASGO) por algumas ocasiões com os representantes do IPASGO.

Até que, finalmente, o convênio foi celebrado ontem (15) e, desde então, qualquer servidor público municipal pode se conveniar ao IPASGO.

Sobre o IPASGO em Formosa
Os servidores que aderirem ao plano receberão atendimentos de mais de 900 estabelecimentos de saúde e cerca de 3800 profissionais que estão credenciados ao Instituto, em todo o Estado. Hoje na região são totalizados 5000 usuários servidores estaduais e com novas adesões dos servidores de Formosa, este número pode ir a 12 mil usuários.

Sobre os planos
Médicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos fazem parte da rede credenciada do Instituto. Para usufruir destes atendimentos o servidor municipal terá duas opções de contribuição: pela tabela de cálculo atuarial ou por desconto no contracheque. Esta última, varia de acordo com o salário do servidor, e os percentuais são de 12,81% para o plano básico e 18,48% para o plano especial.

Destaque do SINPREFOR
O SINPREFOR destaca que, antes de aderir ao plano, o servidor deva realizar uma análise para saber se de fato necessita e tirar todas as dúvidas necessárias.

Para o presidente do sindicato é bom que mais uma pauta reivindicatória dos trabalhadores foi atendida: "É bom ver que os funcionários foram atendidos em mais uma de suas reivindicações. O IPASGO é algo que tivemos a oportunidade de discutir e estudar desde 2012. Tivemos nossa função de informar e discutir o assunto e, é bom ver sendo atendido hoje. Esperamos que as outras pautas relativas a valorização salarial também sejam discutidas e debatidas uma vez que é um dos assuntos que o funcionário espera ver encaminhar de maneira benéfica a ele e que também é uma pauta de anos de luta" disse ele não se esquecendo da situação voltada aos planos de carreira e tabelas salariais que seguem em análise e discussão.
Categories: , ,