SINPREFOR pode impetrar processos na Justiça contra vereadores

Postado por Administrador às 09:03 com Nenhum comentário
O Sindicato dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Formosa está analisando a possibilidade de impetrar na Justiça contra dois vereadores da Câmara Municipal por conta de  calúnia, injúria e difamação realizada contra a entidade, o presidente do SINPREFOR, Alex Nunes, e integrantes da comissão que participaram da reunião de terça-feira (28) que definiu a proposta que foi levada a votação na Assembleia horas antes da sessão sendo rejeitada.


Diante da pressão popular ocorrida por parte da sociedade civil organizada na última quarta-feira e sem ter o que dizer para tentar ludibriar a população a aceitarem os cortes de gratificação e o aumento de impostos, dois vereadores da base aliada ao governo se aproveitaram para, durante a sessão, se manifestar pessoalmente contra os trabalhos desenvolvidos pelo sindicato tecendo comentários falsos contra representantes da entidade.

Sem ter direito a fala na Câmara - local onde ironicamente é chamada de Casa do Povo ou da Democracia - o presidente do SINPREFOR, ao ser acusado de não ser "homem suficiente para representar a categoria" e "não ter palavra para assumir o acordo", quis sair da sessão mas foi impedido pela própria categoria que respondeu às acusações com gritos de guerra em favor da entidade e do presidente Alex.

Assim que a sessão terminou, o presidente do sindicato teve o seu "direito de resposta" nas ruas e iniciou sua fala dizendo: "Se a Casa do Povo me impede de me defender de acusações falsas contra o meu nome e nossa entidade, é na rua que irei me defender, inclusive é aqui [na rua] que ainda há discussões democráticas e participativas com todos. Alguns vereadores me surpreenderam de maneira negativa diante do povo. Se esqueceram que é esse mesmo povo que vota neles" salientou.

De cabeça mais fria após ouvir todo o tipo de calúnia e difamação contra o sindicato e ele mesmo, o presidente do SINPREFOR afirmou que estará estudando junto ao Departamento Jurídico uma forma de penalizar os agentes políticos: "Um vereador representa o povo, logo ele também me representa pois faço parte desse povo. Se ele, no uso de seu mandato, o utiliza para denegrir a imagem dos outros e tenta colocar as pessoas umas contra as outras em uma cidade que não se vê nenhuma melhoria há meses é porque há algum interesse por trás, e esse interesse é de fazer com que o povo fique cego para o que lutamos, que é a nossa valorização, a melhoria no sistema público em geral e contra o aumento de impostos e taxas. Mas não podemos admitir que, nessa luta onde a gente bota a cara todos os dias, falem mal da gente e fique por isso mesmo" disse Alex.

Caso o sindicato impetre os processos na justiça o primeiro passo será a solicitação da gravação da sessão extraordinária da última quarta (29) para analisar as falas dos vereadores. Também será analisada a questão da imunidade parlamentar para saber se haverá viabilidade realizar a entrada no Poder Judiciário.

"Existem várias autoridades políticas no Brasil que não possuem capacidade técnica para exercerem seus cargos. Precisaram persuadir as pessoas a votarem neles para ocuparem os espaços que, em tese, deveriam fiscalizar e trazer benefícios para a população. Cansei de dizer na reunião e depois na Assembleia que o sindicato não pode decidir pela categoria e que todas as propostas, por melhor que sejam, deve seguir para a discussão com todos. Iremos nos reunir com nosso Departamento Jurídico que irá nos aconselhar se iremos para o embate jurídico ou se não há sequer viabilidade por conta da imunidade, mas não podemos ficar sem fazer nada principalmente quando agem sem respeito, muitos servidores sentiram nossas dores e não aceitam que digam isso" finalizou Alex.

Opinião dos trabalhadores
Um funcionário que não quis ser identificado afirmou no dia que: "O sindicato de hoje é um sindicato de verdade porque vai pra briga. Sabe que são brigas grandes, que de repente pode não conseguir ganhar, mas não deixa de lutar. Podemos não conseguir nada, mas ao menos tentamos e lutamos. Sinto orgulho do meu sindicato e não aceito que nenhum vereador fale mal" disse ele.

Outra funcionária foi mais além: "O sindicato são todos os trabalhadores não é só o Alex. Quando o vereador falou mal do presidente ele falou mal de todos. Eu confio no trabalho dele [Alex] porque ele nunca fez acordo na surdina e ele sempre chama a gente pra dar a chance pra a gente falar se é bom ou não" afirmou ela.

Um servidor dos serviços de limpeza pública disse: "Hoje me sinto mais amparado. Tem alguém que luta pela gente. Vim a primeira vez num movimento desses e a cada dia vejo que devemos lutar. Onde trabalho vejo que até a humilhação que sofríamos diminuiu. Gostei do que vi" afirmou.

Por fim, um trabalhador da área da saúde alegou que o sindicato está de parabéns e que estará lutando junto com todos: "O sindicato tá defendendo todo mundo e está de parabéns pelo que tem feito. Eu acho que sindicato é pra lutar mesmo que não consiga vencer e estamos aprendendo a usar essa ferramenta em nosso favor. Só espero que nossos representantes nos ouçam e nos atendam porque o povo está acordando" recordou ele.

O SINPREFOR realizará sua terceira Assembleia no ano em 10 de fevereiro de 2014, momento em que irá encaminhar as lutas voltadas ao Plano de Carreira e às Tabelas Salariais. Um dia antes, próximo ao Diogão, a sociedade organizada estará promovendo ato público na feira.