Assembleia rejeita forma de pagamento da tabela mas evolui em alguns pontos

Postado por Administrador às 10:41 com Nenhum comentário
Na manhã desta quinta-feira (20), o SINPREFOR voltou à Praça para a realização da quarta Assembleia do ano com a participação de cerca de 300 funcionários. O debate que se iniciou às 9h30 teve duas horas de duração e, mesmo debaixo de chuva, os trabalhadores públicos municipais chegaram a alguns consensos acatando alguns pontos da proposta do Executivo, porém, pontos mais importantes irão para uma segunda rodada de negociações.


Tabelas Salariais
A Prefeitura Municipal de Formosa encaminhou proposta para o sindicato e categoria informando que a adequação da tabela salarial se iniciaria em abril de 2014 e se encerraria em abril de 2017 com quatro parcelas de atualização das tabelas - com pagamento de uma parcela por ano de modo que em 2017 os servidores atingiriam o salário mínimo em vigência do ano de 2017.

Com isto, a categoria rejeitou por unanimidade a proposta e discutiu uma contraproposta com o pagamento de metade do valor da adequação total ainda em abril de 2014 e a outra metade em janeiro de 2015 de modo que o servidor do nível 1A receba valores pouco superiores ao do salário mínimo do ano de 2015.

Quinquênio
A proposta de redução do quinquênio de 10 para 5% foi rejeitada por unanimidade chegando a ser vaiada durante a leitura do ponto por parte dos funcionários. Nem mesmo o debate de um índice mínimo de segurança foi aceito.

Gratificação de Zona Rural
Outra proposta que gerou vaias e euforia nos trabalhadores foi a da gratificação de zona rural de 70 para 15%. O tópico foi rejeitado por unanimidade tanto na votação dos professores da área rural como na votação universal.

Como contraproposta a Assembleia encaminhou o pedido para que todos os professores da zona rural permaneçam na respectiva área não devendo haver nenhum remanejamento. Salvo no caso do professor que queira retornar para a zona urbana. Deste modo, a única forma de entrada para a zona rural seria por meio de concurso.

Progressão Vertical em 5 anos e Avaliação de Desempenho
A Prefeitura Municipal reconheceu a luta do sindicato e dos funcionários por um debate sobre a isonomia da progressão vertical e sua expansão na carreira do servidor público municipal. A Avaliação de Desempenho será debatida entre sindicato e categoria para elaboração de minuta que será negociada com Prefeitura.

No caso da progressividade vertical, a discussão e negociação será para adequação da proposta.

Ultimato
A Assembleia também definiu um prazo limite para negociação dos pontos de modo que no dia 10 de março de 2014 será realizada a V Assembleia Extraordinária Geral. Neste dia, o sindicato deverá levar o resultado de mais uma rodada de negociações. Caso a proposta não seja próxima da desejada pela categoria, será avaliada a situação de indicativo de greve.

Reconhecimento
O presidente do SINPREFOR, Alex Nunes, lembrou da importância da mobilização do sindicato desde 2012: "Até hoje foram realizadas cerca de 30 a 40 Assembleias desde 2012, conseguimos alguns avanços, defendemos alguns direitos e estamos evoluindo em conjunto a cada dia. Quem vem às reuniões vê eu na coordenação da assembleia e a Karla no auxílio, em todas as vezes. Precisamos do apoio de todos os trabalhadores para que as notícias do sindicato cheguem a todos" disse Alex na Assembleia.