SINPREFOR articula vinda de Congresso dos Trabalhadores Municipais de Goiás para Formosa

Postado por Administrador às 22:22 com Nenhum comentário
A integração entre os sindicatos municipais do estado de Goiás tem se tornado uma realidade cada vez mais evidente nos últimos anos, tanto que os municípios do entorno do DF tem se integrado em uma rede solidária de ajuda mútua nos movimentos sindicais e trabalhistas desenvolvidos pelas entidades.



O SINPREFOR tem tido um papel importante no apoio da articulação e promoção desta aproximação dos sindicatos do entorno desde 2012 com os dirigentes Alex Nunes e Karla de Castro. Participantes de inúmeros eventos trabalhistas nos municípios de Cavalcante, Cidade Ocidental e, principalmente, Planaltina, o sindicato formosense tem sido um dos líderes na busca da união entre o bloco sindical do entorno.

No entanto, o SINPREFOR reconhece que a ideia proveniente dos sindicatos de Planaltina de Goiás e Águas Lindas e outras cidades deve ser reproduzida em toda a região: "Sabemos que é com a união que podemos fazer a diferença e a nível de sindicato precisamos nos reunir e integrar uma rede maior, mais forte e combativa" afirma Alex.

Além das cidades mencionadas, os municípios de Padre Bernardo, Água Fria (fundado com apoio do SINDIPLAG e SINPREFOR), Valparaíso, Cabeceiras (em processo de fundação) bem como outros municípios tem promovido o debate da importância de aproximar os sindicatos para lutar e colher frutos em conjunto.

Congresso dos Trabalhadores Municipais de Goiás deverá ocorrer em Formosa
Nesta semana, em reunião com a participação de seis sindicatos municipais que integram a equipe de organização do evento foi definido que o município de Formosa deverá sediar o I Congresso dos Trabalhadores Municipais de Goiás que tem previsão de reunir cerca de 150 pessoas durante dois dias.

O objetivo do Congresso é fazer com que os trabalhadores municipais do estado debatam sobre os principais problemas enfrentados, as possíveis soluções, a organização para os movimentos futuros, a interação entre os trabalhadores dos municípios goianos por meio de seus sindicatos e o debate sobre movimentos bem como a necessidade de se criar uma entidade que promova e discuta a união dos sindicatos.

"O Congresso é algo que tem sido elaborado há anos pelos sindicatos de Planaltina e Águas Lindas, outras cidades também estiveram no início desse debate que ficou morno e quase foi engavetado. Agora, nós de Formosa temos engrossado a voz em conjunto com os companheiros para que algo seja feito para termos mais interação e organização uma vez que a luta nossa é a mesma de todos os municipais da região. Precisamos potencializar nossas forças e mostrar que também existimos no serviço público a nível estadual e nacional" concluiu Alex.

As datas do Congresso e a forma de ingresso a eles deverão ser debatidos entre os sindicatos que estão participando de sua organização. A CUT/DF apóia a realização do Congresso e acompanha os trabalhos.
Categories: