Prefeitura e IBEG devem mostrar sua proposta de Plano de Carreira ao SINPREFOR dia 09

Postado por Administrador às 15:15 com Nenhum comentário
Ontem (27), o SINPREFOR entrou em contato com representantes da Prefeitura Municipal de Formosa para perguntar quando ocorreria a próxima reunião sobre o assunto mais importante do ano: O Plano de Carreira e Tabelas Salariais de todos os servidores públicos municipais. Apesar de p sindicato enfatizar que os prazos fixados em acordo eram o de finalizar a proposta a ser encaminhada para o sindicato e servidores até o dia 30 de dezembro foi marcada reunião para o dia 09 de janeiro devido ao fato de alguns membros da comissão não poderem comparecer no dia 30.


Há pouco menos de 72 horas do final do prazo estabelecido e sem haver contato nem o encaminhamento do cronograma por parte da empresa que está realizando os estudos dos Planos de Carreira, o SINPREFOR quis saber como andam os trabalhos das propostas da Prefeitura uma vez que o sindicato não é mais chamado para tratar sobre o assunto desde o dia em que questionou várias informações e pediu dados não encaminhados até a presente data.

Até o momento foram duas reuniões entre sindicato, comissão de servidores públicos, IBEG (empresa que está realizando o trabalho de levantamento e estudo dos Planos) e Prefeitura Municipal de Formosa. Na primeira, a empresa apenas se apresentou ainda no mês de outubro e fez uma apresentação sobre o que é Plano de Carreira.

Cerca de um mês depois todos voltaram a se reunir na segunda e última reunião até aqui. Nela não foi apresentado nenhum projeto ou nenhuma proposta por parte da empresa nem da Prefeitura e sequer foram ouvidas as indagações dos servidores da comissão e do sindicato acerca de pontos como o corte de alguns direitos que seriam apresentados na proposta e debatidas em nova reunião antes que fosse feito qualquer encaminhamento.

Após a reunião, o sindicato nunca mais foi chamado para tratar sobre assuntos ligados aos Planos de Carreira. "Não foi surpresa não nos convidarem mais para as reuniões. Indagamos tudo e iremos fazer isso se a intenção é prejudicar o servidor. Muito provavelmente preferiram montar uma proposta da Prefeitura sem que a gente pudesse participar do processo de montagem. Só espero que cumpram os prazos definidos e que valorizem o trabalhador pois é isto que está em pauta, não a retirada de benefícios" disse o presidente Alex Nunes.

Reunião no dia 09
Requisitando informações sobre o andamento dos Planos de Carreira foi informado ontem (27) que a reunião com o sindicato, empresa, comissão e prefeitura está marcada para o dia 09 de janeiro. Dia em que provavelmente mostrarão as primeiras propostas da Prefeitura e que deverão ser debatidos os pontos entre todos. Não se sabe se as propostas do sindicato foram levadas em consideração nesta fase.

O presidente espera que o debate seja positivo e alerta que essa reunião não tira a obrigação em se passar a proposta em Assembleia: "Dizem que no dia 09 mostrarão a proposta para debatermos e ao que parece será a proposta definitiva da Prefeitura. A reunião provavelmente é para ver se a gente consegue colocar ou retirar algo e independentemente do resultado final. O que é certo é que teremos nossa Assembleia na praça onde iremos ler toda a proposta, se for o caso, e iremos mostrar o que terá de bom e o que terá de ruim. Lá definiremos se aprovamos tudo, se aprovamos com pequenas ressalva ou se rejeitamos tudo ou parcialmente. A reunião começa dia 09 e se estenderá nas Assembleias onde iremos definir o que fazer junto com os trabalhadores" diz ele.

Perguntado sobre a ampliação dos nove dias o presidente alegou que se a proposta está pronta e vai para um debate com caráter definitivo - depois disso se tornaria na proposta oficial da Prefeitura e do IBEG - não custaria esperar mais um pouco: "A Tabela salarial e o Plano de Carreira são um assunto muito sério que exige muita atenção e concentração de todos. Se a proposta está teoricamente pronta e vai para os últimos detalhes, não custa aguardar um pouco mais. Agora se a reunião não servir de nada como foi a última não veremos mais motivos para aguardar, até porque ficará provado que querem na realidade ganhar tempo" concluiu.

A alegação da Prefeitura é que não seria possível se reunir no dia 30 pois alguns membros da comissão não teriam possibilidade de comparecer no dia.

A Assembleia Extraordinária Geral que versará exclusivamente sobre o assunto dos Planos de Carreira e das Tabelas Salariais deverá ser marcada nos próximos dias.