SINPREFOR participa de Orçamento Participativo da CUT

Postado por Administrador às 15:52 com Nenhum comentário
Tornar a gestão financeira mais democrática, transparente, com o fortalecimento das direções dos sindicatos filiados a CUT Brasília equacionando a vontade política de realizar com a capacidade financeira de executar as ações. Estes foram os objetivos da 1ª Plenária do Orçamento Participativo da CUT Brasília, realizada nesta terça-feira (5), no auditório da CNTE, em Brasília.



Para o secretário de Administração e Finanças da CUT Brasília, Julimar Roberto, em determinados momentos, as finanças orientam a política, quando o certo é o contrário. "Antes de tudo, temos que ouvir as bases e integrar o projeto político com o planejamento financeiro", disse.

"Vamos conseguir dar um passo à frente no fortalecimento da Central, ou seja, consolidar um entendimento de que as finanças não são uma ação burocrática, mas política. É preciso politizar o debate da sustentação da luta da classe trabalhadora", acrescentou o secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo. Segundo ele, "não fazemos finanças para guardar no banco, mas para fazer lutas trabalhistas".

O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, acredita que a "democratização do debate financeiro com a categoria é fundamental para que nossas ações sejam as mais acertadas possíveis. O trabalhador tem de saber que o sindicato é dele, que é a luta também é dele".

O SINPREFOR foi representado pelo presidente Alex Nunes e pelas dirigentes Karla de Castro e Sônia Santos. Ao fim da plenária, Alex foi selecionado pelos participantes do evento para integrar a mesa de avaliação de propostas encaminhadas à CUT.

"Achei interessante a realização da primeira mesa de orçamento participativo de modo que vários dirigentes puderam sugerir várias ações para que a CUT pudesse analisar em prol do trabalhador. É uma ação que pretendemos criar no SINPREFOR e estar vendo como é feito todo o trabalho de Orçamento Participativo inclusive participar desta comissão pode agregar um conhecimento muito valioso para podermos colocar na prática em Formosa. Espero que possamos fazer nossa primeira rodada do gênero ano que vem. Sempre deixamos as contas às claras de quem questionasse e esperamos fazer com que o filiado possa participar mais disso para saber quanto chega e quanto sai, porque e pra quê" afirma Alex.

A intenção da CUT é de analisar a viabilidade econômica para colocar todas as sugestões possíveis encaminhadas pelos dirigentes na prática para fortalecer o movimento sindical e unir ainda mais os trabalhadores.

Com informações do site da CUT
Categories: ,