SINPREFOR se aperfeiçoa em curso de formação

Postado por Administrador às 16:22 com Nenhum comentário
A CUT Brasília realizou nesta terça-feira (12) o Encontro Distrital de Formação, como parte do Plano Nacional de Formação, reunindo presidentes e/ou secretários de Formação dos sindicatos filiados à Central. O SINPREFOR esteve presente ao evento que também tem atividades agendadas para amanhã com o presidente Alex Nunes e a dirigente sindical Karla de Castro.


O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, explicou que a formação é essencial para que a cada dia a luta sindical e a militância dos trabalhadores sejam fortalecidas. "Por isso, esse Encontro Distrital de Formação vem em uma boa hora para discutirmos estratégias, definirmos mecanismos para dialogar principalmente com os jovens e as mulheres com uma política eficiente de formação para 2014. Esperamos, enfim, tirar boas estratégias para que formemos mais militantes para potencializar o movimento sindical no próximo ano", disse.

"Um encontro como esse geralmente se dá nos finais de ano, quando fazemos uma avaliação das atividades que foram realizadas durante o ano e fazemos a previsão de atividades para o ano seguinte", complementou o secretário de Formação da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.

Participante do evento, a coordenadora geral da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT (ECO/CUT), Sueli Veiga, falou sobre os 20 anos da Escola. "Temos uma longa história. Apesar de ser uma escola só de formação sindical da CUT que atende toda a região, ela é fundamental para os trabalhadores do Centro-Oeste. É um espaço onde trabalhamos a história das lutas, das conquistas, e toda construção da história da sociedade sob o ponto de vista da classe trabalhadora, o que não é feito nas escolas comuns. Ao longo desses 20 anos, a ECO/CUT tem feito a formação de dirigentes sindicais, formadores, multiplicadores, conselheiros, e formação de pessoas ligadas a outros movimentos, como o de economia solidária. É um espaço fundamentalmente de formação dos trabalhadores".

O secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, ressaltou a realização do encontro distrital "porque ele se insere em um processo articulado nacionalmente - onde acontecem os encontros estaduais, regionais e nacional de Formação - na perspectiva de fazer um debate coletivo sobre a importância e os desafios da formação da Central, que é uma política considerada estratégica para nós desde os anos 80".

Os encaminhamentos deliberados no encontro de hoje serão levados para o Encontro Centro-Oeste de Formação (ECOFOR), agendado para os dias 6 e 7 dezembro, em Goiânia quando representantes sindicais de toda a região se encontrarão para debater sobre as lutas realizadas durante o ano e observar o que pode ser feito para aprimorar mais ainda a atuação dos dirigentes em defesa do trabalhador.

"Como sempre falo para alguns servidores que nos procuram, além de lutar é importante aprimorar nossa técnica para alcançar melhores resultados com menos esforço. Desde que assumi a presidência ano passado tenho procurado estudar e representar todos da melhor maneira possível e esse curso tem sido importante para termos contato com a realidade de várias localidades para trocarmos informações, vermos o que deu errado para não fazer e o que deu certo para evoluir e melhorar o serviço e é sempre muito bom e importante termos sempre a oportunidade de aprender e contribuir com dirigentes de dezenas de sindicatos tradicionais de luta levando em conta nossa realidade" resumiu Alex.

Com informações do site da CUT Brasília
Categories: ,