Sindicatos municipais do entorno intensificam força

Postado por Administrador às 09:24 com Nenhum comentário
Dirigentes de Água Fria com presidente da CUT (no meio)
e Alex Nunes, presidente do SINPREFOR (à direita)
Até o momento, os sindicatos municipais de Formosa, Planaltina, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Água Fria, Cavalcante e Teresina tem se unido numa espécie de "tratado de ajuda mútua" com o objetivo de trocar informações, intensificar as lutas, potencializar as conquistas, criar novos métodos mais eficazes para a conquista das pautas trabalhistas e lutar pela unidade dos servidores públicos municipais da região.


Não é de hoje que a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno - a RIDE - tem chamado a atenção do estado de Goiás e do Distrito Federal. Considerada uma das regiões de pleno desenvolvimento no estado e que conta com crescente população ela acaba se tornando em um centro de situações favoráveis aos moradores com maior circulação de recursos e de problemas com a concentração de pessoas de maneira desregulada e sem planejamento.

Com características similares até mesmo entre os servidores públicos municipais, os dirigentes dos sindicatos tem observado a região sob aspecto sindical e observado que as lutas entre todos também é muito parecida. "Muitos municípios lutam por algo que também lutamos, alguns conquistaram a vitória, outros nem começaram, mas no geral é pauta de todos. Há muita coisa similar entre todos os trabalhadores do RIDE. Em Formosa temos algumas coisas à frente, mas no geral estamos atrás de muitas cidades bem menores que a nossa. Sinal de que estamos no caminho e ele ainda é muito longo" disse Alex, presidente do SINPREFOR.

O RIDE contém 1,27 milhões de habitantes e aproximadamente entre 30 e 100 mil servidores públicos municipais, uma região que, na visão dos dirigentes, se conseguir se unificar, pode conter ingredientes para realizar a maior mobilização de servidores municipais da história do Brasil.

"Em Formosa temos um grupo de servidores que tem vestido a camisa da luta por entender a importância de se conquistar os direitos. Atualmente estamos com o Plano de Carreira sendo discutido, algo que está sendo debatido graças ao movimento na rua. Em outras cidades não há Plano de Carreira descente e estas cidades brigam também por isso. Então: 'Porque todos os municípios não fazem um dia de mobilização em torno desta pauta para auxiliar os companheiros de toda a RIDE que tem dificuldades?'" comentou Alex que frisa que este pensamento é similar nos demais municípios.

Segundo o presidente do SINPREFOR, os servidores públicos municipais nunca realizaram uma mobilização nacional, uma marcha, algum movimento estratégico. "Até os prefeitos fazem marcha em Brasília. Porque não podemos levar nossa pauta à presidente? Enquanto não fizermos um movimento numeroso com todas as cidades em peso nossas conquistas serão sempre mais difíceis. Mas é um processo e estamos caminhando para isso em questão de alguns anos. Há muito trabalho até lá e estamos debatendo com frequência como chegar nessa fase".

O pacto entre os sindicatos surgiu entre os municípios de Formosa e Planaltina pela proximidade, mas envolvia outras cidades como Águas Lindas e Cidade Ocidental. A aliança se iniciou meramente em auxiliar os diretores nas mobilizações e vendo a força que se cria com isto, a aliança cresceu com o auxílio na montagem e criação de novos sindicatos e fortalecimento dos existentes que sofrem grande perseguição por parte dos políticos e, até mesmo para estudar propostas em conjunto.

Os municípios devem se reunir com a CUT-DF para definir os próximos passos no sentido de se estabelecer um compromisso dos sindicatos de se continuar com esse trabalho. "Estamos construindo uma nova forma de luta para o futuro. Acredito que não colheremos frutos disso agora e precisamos sustentar essa ideia que é mútua entre várias cidades para que os futuros dirigentes consigam ter mais facilidade e o servidor conquiste sua pauta de luta sem sofrer com assédios e outros problemas comuns".

O SINPREFOR intensificou reuniões sobre o assunto durante esta última semana e há um entendimento para se criar uma data ainda este ano.