SINPREFOR poderá trazer debate da CUT Nacional a Formosa

Postado por Administrador às 15:07 com Nenhum comentário
Jacy é dirigente da CUT Nacional (Foto: reprodução)
Durante esta sexta-feira (13), o presidente do SINPREFOR, Alex Nunes e a dirigente sindical Karla de Castro estiveram reunidos com outras dez entidades sindicais do Distrito Federal e da região do entorno em evento cutista que visa a formação dos dirigentes para os movimentos classistas e sindicais. Na ocasião, os diretores puderam expor a situação de Formosa a Jacy Afonso, representante da CUT Nacional que estudará a possibilidade de se fazer um debate sobre o trabalho e a CUT em Formosa.


Na reunião, que durou toda a manhã desta sexta (13), o secretário de formação da CUT Nacional, Jacy Afonso, expôs as maiores dificuldades do sindicalismo no cenário atual por todo o país e afirmou categoricamente que o trabalhador unido tem maiores condições de chegar aos seus anseios do que esfacelado em vários grupos isolados. Aconselhou um trabalho de base e parabenizou os trabalhadores formosenses.

Para Jacy, o SINPREFOR realizou um importante passo ao promover a sua primeira greve de caráter unificado e classista  e, por isto, acredita que a CUT Nacional poderia contribuir com um debate pontual voltado para a importância da união de todos. Além disto, o diretor da Central com mais lutas reconhecidas no país afirmou que o evento também colocaria em xeque a atuação dos vereadores e propôs uma visita aos parlamentares para firmar um compromisso com a CUT, o SINPREFOR e os trabalhadores de Formosa. "A ideia é similar ao que fazem no Congresso em relação ao PL 4330. É buscar do vereador um posicionamento claro. Defende o trabalhador ou o desconsidera? Foi uma ótima ideia de Jacy principalmente quando colocou a CUT Nacional a disposição para isto" disse Alex.

Segundo o presidente do SINPREFOR a recepção de um evento da CUT Nacional em Formosa seria, mais uma vez, o primeiro do gênero na história sindical municipal e vem a calhar caso tudo dê certo: "Antes de tudo é preciso confirmar tudo direitinho para viabilizarmos isso ainda este ano. Compartilhar o pensamento sindical é algo que deve ser feito em Formosa e a intenção nesse debate é promover um cenário com a participação do servidor público municipal, do bancário da RIDE, do vigilante da RIDE, de todos, de promover uma ação que mostre por A mais B que todos somos trabalhadores e temos de atuar em conjunto para que todos ganhem. Foi uma ótima conversa que tivemos com todas as entidades sindicais e creio que a criação desse debate sindical trabalhista em Formosa pode contribuir com a cultura formosense e com a evolução do pensamento crítico em nossa cidade. Torceremos para que isso realmente ocorra e estamos a disposição para isto" disse Alex.

Segundo Alex, não há data, local e nem mesmo tema definido para a realização do debate: "O importante é ouvir o interesse do representante da CUT Nacional em desembarcar em Formosa e colocar nosso município no cenário sindical nacional. É mais um trabalho importante que fazemos e que, se confirmando, entra pra a história de Formosa. Mas deve-se haver muita paciência e calma quanto a isto para que tudo realmente possa ocorrer bem. Seria um sonho pra gente" finaliza o presidente.