Pauta avança e greve é suspensa

Postado por Administrador às 14:31 com Nenhum comentário
Os trabalhadores públicos de Formosa deliberaram suspender a greve, que já durava dez dias. A decisão foi tomada em assembleia do SINPREFOR realizada na tarde da quinta-feira (12). O recuo na intransigência da prefeitura, que finalmente se dispôs a dialogar naquela manhã, e o avanço na pauta de reivindicações foram determinantes.



Entre os pontos acordados estão o parcelamento em sete vezes dos retroativos, ao invés das dez parcelas anteriormente propostas, com a garantia de que os direitos trabalhistas (data-base, piso salarial e demais direitos previstos no Estatuto do Servidor) não sejam atrasados no próximo ano.

"Importante lembrar que diferentemente de 2012 e de 2013, em 2014 há o compromisso de que não iremos mais ter de parar para ficar cobrando atrasados. Isso seria um retrocesso muito grande. Os trabalhadores querem melhorias, não negociar coisas do passado que, por alguma ineficiência de gestão, acabam sendo penalizados. Para 2014 há o acordo para que o retroativo não entre em pauta", disse o presidente do Sinprefor, Alex Nunes, sobre a negociação do parcelamento. "A força do movimento fez com que a prefeitura voltasse atrás e diminuísse o número de parcelas tendo de rever a situação", complementou.

Alex Nunes enfatizou que "não podemos cair na bobagem de querer um plano de carreira e uma tabela para 'ontem', pois essa é uma lei em que uma vírgula pode tirar muito da gente. É o documento mais importante do trabalhador e tem que ser trabalhado com cuidado. A garantia da participação do servidor nesse processo é fundamental."

"A greve está suspensa e temos nova assembleia no dia 27 de setembro. É tempo suficiente para todos nós nos mobilizarmos em torno exclusivamente do plano de carreira e tabelas. Se o trabalhador perceber que pode estar sendo passado para trás ou que a prefeitura está querendo ganhar tempo, teremos todos os meios para retornar para a greve. Tudo depende da prefeitura. Se tiver agilidade para realizar o estudo da nossa proposta, o servidor vai enxergar o interesse da prefeitura e teremos situações mais tranquilas, pois finalmente o nosso objetivo será alcançado, que é o de beneficiar o servidor", disse Alex.

De acordo com o Sinprefor, o ponto dos dez dias de greve não será cortado, de modo que as escolas terão liberdade para definir o seu calendário de reposição em conjunto com o Conselho Municipal de Educação. Também ficou garantido que nenhum grevista terá seu cargo ou posto de trabalho modificado após o movimento paredista.

Mensagem do presidente após suspensão da greve:
"O sindicato faz o que o servidor quer, deixamos o microfone aberto hoje mais uma vez para todos que quiserem fazer uso da palavra falarem. A decisão foi do grupo que optou pela suspensão de maneira democrática. Algumas pessoas não gostaram e tem seu direito, mas é a nossa primeira greve e qual foi a outra gestão sindical que propiciou isto? De criar uma negociação de Plano de Carreira com todos? De se derrubar a proposta da Administração? De ficar 10 dias em greve? Fizemos nossa parte mas no fim quem decide é o trabalhador. E o trabalhador que quer a mudança optou pela suspensão. Todos estão convocado para a Assembleia do dia 27 de setembro para acompanharmos a negociação. A união fez a força e é importante lembrar que o avanço as vezes não é sentido agora, mas poderá ser sentido nos próximos meses e se não sentir, estamos aqui pra grevear mais uma vez, o que não representa este sindicato é a omissão e o peleguismo. Vamos conscientizar os nossos colegas para mostrar a força que tivemos e lembrar que se tivéssemos mais colegas, teríamos parcelado em uma única vez, TODOS fizeram parte disso, desde o que foi até o que não foi. Portanto o avanço que tivemos foi graças a TODOS. Parabéns!" finalizou.