SINPREFOR apóia bancários em greve

Postado por Administrador às 13:01 com Nenhum comentário
O Sinprefor manifesta seu apoio aos bancários que decretaram greve nesta última quarta sendo iniciada nesta sexta (19) em boa parte do Brasil e a maior parte do Distrito Federal e municípios do entorno por considerar uma luta justa, benéfica à categoria e que visa a melhoria nas condições de trabalho e de atendimento ao público em geral.


Nossa entidade apóia a greve desencadeada pelos bancários e os Sindicatos dos Bancários do Distrito Federal (SEEB) e do RIDE (SINTRAF-RIDE) na luta por melhorias trabalhistas por entender que, apesar de sermos municipais, tratasse de uma luta classista e em defesa do trabalhador bem como visa a melhoria do atendimento ao público com a criação de mais postos de trabalhos.

"Força aos companheiros bancários nesta empreitada. A melhoria do atendimento ao público em Formosa, inclusive o servidor municipal,só será feita com mais trabalhadores atendendo. Desejamos boa sorte a categoria nesta luta" afirmou o presidente do SINPREFOR, Alex Nunes.

Alex ainda pede para que os servidores públicos municipais apoiem a luta dos bancários conscientizando a população dos motivos que os levaram a greve para que os mesmos possam alcançar êxito nas suas respectivas lutas. "A luta e a pauta deles hoje pode ser a nossa no futuro. Por isso é importante que eles conquistem" disse Alex. Veja o que eles reivindicam:

• Piso salarial de R$ 2.860,21;
• Reajuste salarial de 11,93%: 5% de aumento real, além da inflação projetada de 6,6%;
• Vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá: R$ 678 ao mês;
• Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral;
• Emprego: mais contratações, aumento da inclusão bancária;
• A aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas;
• Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários;
• Igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afro-descendentes.

Para o presidente do SINTRAF-RIDE com sede em Formosa-GO, o senhor Clever Bomfim, a luta está baseada em mais respeito no trato com o bancário: “É um insulto dos banqueiros a proposta de repor apenas a inflação. Os bancos são o setor que mais fatura na economia do país, explorando e desvalorizando a categoria e piorando os serviços para a população. Exigimos respeito”, diz ele.

A greve que se iniciou nesta quinta (19) é indeterminada e se desencadeou por todo o território nacional por meio da Confederação da categoria com a atuação dos respectivos sindicatos.

Notícia de autoria do SINPREFOR com trechos e entrevistas retiradas do site da CUT Brasília. Mais informações em: http://www.cutdf.org.br/novo/cut_default.aspx?cmx=2262

Categories: , , ,