Do 7 de setembro até amanhã, saiba o que está acontecendo na greve de Formosa

Postado por Administrador às 16:11 com Nenhum comentário
No último sábado (07), o movimento grevista formosense se fez presente no Desfile Oficial da Independência do município. Na ocasião, os funcionários públicos municipais de Formosa se vestiram de preto e com faixas e cartazes em punho se posicionaram estrategicamente em frente ao palanque das autoridades municipais para acompanhar o desfile. Do início ao fim, os trabalhadores se manifestaram demonstrando sua indignação com a falta de atendimento a pauta da categoria.


Com o anúncio do fim do desfile, os trabalhadores entoaram diversos gritos de ordem como: "Servidores na rua, prefeito a culpa é sua!" e "Você ai parado, também é explorado". Durante a presença dos trabalhadores no desfile, a direção do sindicato distribuiu entre os presentes um informe sobre os motivos que levaram os servidores a paralisarem o serviço público municipal pedindo o apoio da população.

Depois dos gritos de ordem, os trabalhadores organizaram um bloco e realizaram uma pequena passeata em torno da Praça da Prefeitura de maneira pacífica e contando com a presença de dezenas de moradores que demonstraram grande carinho com o movimento organizado pelos funcionários. O grupo terminou o ato em frente à Prefeitura sem o registro de nenhuma ocorrência e ao som de "Que país é esse" cantado por alguns grevistas.

De 8 a 11 de setembro greve se fortalece cada vez mais...
Na segunda (09), os grevistas decidiram realizar os atos em frente aos locais de trabalho que possuem grande parte dos trabalhadores em atividade durante a semana até que a Prefeitura atendesse a pauta reivindicatória.

Na terça (10), alguns postos de trabalhos como a garagem e duas escolas municipais foram visitadas pelos grevistas que incentivaram a participação de todos no movimento de modo que a adesão tem sido cada vez maior a cada dia. Os atos realizados no dia tiveram a presença de dirigentes sindicais municipais de Cidade Ocidental, de Planaltina de Goiás e de Água Fria e representante da CUT e da CONFETAM.

Nesta quarta (11) o movimento prosseguiu com atos realizados durante a tarde. Às 14h00, os grevistas se encontraram na Praça do Parque da Colina em frente a mais um posto de trabalho para incentivar os demais companheiros a aderirem a greve para posteriormente realizarem mais uma carreata pelos setores adjacentes em busca do apoio da comunidade.

Devido à intensidade dos atos a Prefeitura Municipal de Formosa marcou reunião com o sindicato e sua comissão de representantes na manhã desta quinta (12) às 9h30. Em pauta estarão os pontos referentes ao Plano de Carreira da Saúde, da Educação e do Administrativo, retroativo do Piso Salarial dos Professores do período de janeiro a março, retroativo da Data Base para todos os servidores do período de janeiro a março e os Equipamentos de Proteção Individual para todos.

"Estamos firmes no movimento e aguardamos um posicionamento da Prefeitura que nos atenda. O trabalhador só deixará o movimento grevista se enxergar uma proposta real e que não protele as discussões. Uma proposta justa e que o atenda. Se não houver isso, dificilmente os trabalhadores irão optar pelo retorno ao trabalho. A nossa greve está bonita e tende a crescer. A animação e a força de vontade de cada um são visíveis. Os créditos de tudo que ocorreu até agora se deve a cada um que está na rua e é ele quem deve ser privilegiado nessas negociações" disse Alex Nunes, presidente do SINPREFOR.

Foi positivo
Durante o movimento desta tarde, a direção do SINPREFOR recebeu uma carta dos pais da comunidade onde eles sugeriram participar do movimento por meio de um abaixo-assinado com o objetivo de sensibilizar a administração pública municipal a atender a pauta dos trabalhadores. O apoio da comunidade tem sido bastante positivo e, diferentemente do que pregam e insistem em dizer, boa parte da população quer que o servidor público seja atendido em suas reivindicações e reconhece que a culpa de tudo isso é da Prefeitura.

Amanhã
Nesta quinta haverão duas Assembleias. Às 9h00 a abertura dos trabalhos com o encaminhamento da comissão para o gabinete do prefeito. Os demais companheiros e companheiras de luta aguardarão as negociações até às 11h00. O movimento deverá contar com algumas apresentações.

Às 14h00 a segunda Assembleia terá por objetivo levar o que ocorreu na negociação ocorrida pela manhã para discussão. O SINPREFOR pede para que todos participem dos dois atos para mostrarmos nossa força e união. Lembrando que amanhã estaremos no décimo dia de greve. Parabéns a todos pela força de vontade e pela demonstração de que juntos podemos mais.

Virou marca registrada
Em 10 dias de greve, não foi registrado nenhum incidente ou problema durante as passeatas, carreatas e manifestações.