Resumo da reunião de hoje sobre pontos do acordo de 13 de maio

Postado por Administrador às 14:18 com Nenhum comentário
Neste sexta (16), o SINPREFOR foi representado pelo presidente Alex Nunes e as dirigentes Karla Castro e Sônia Aparecida no Centro Administrativo em reunião com o secretário municipal de administração, Rodrigo Natividade em atendimento às reivindicações do mês de maio.


Foram levadas as seguintes pautas para serem discutidas:  I - Retroativo dos professores e da Data Base; II - Plano de Carreira da GM; III - Compra dos EPI's e IV - Piso do Raio-X.

IMPORTANTE ESCLARECER que as respostas abaixo foram feitas verbalmente e não por meio de ofício ou documento que possa ter respaldo futuramente, portanto, vamos aguardar um ofício na segunda com as respostas assinadas pelo responsável para considerá-las como oficiais. As respostas foram as seguintes:

I - Retroativo dos professores e Data Base - A proposta inicial da Prefeitura é de que o pagamento comece a ser realizado a partir de outubro com 10 parcelas. Segundo o secretário, isso seria necessário para que todos os direitos já garantidos e que viessem a ser pagos num futuro próximo não sofressem atraso sendo pagos dentro do período bem como seria viável, deste modo, o pagamento do Piso 2014 dentro do período previsto de modo a não atrapalhar o andamento de outras situações dos servidores.

O SINPREFOR deixou claro que a proposta de 10 parcelas não é do interesse das categorias que gostariam de contar com o retroativo em parcela única e sugeriu que fosse feita nova análise que pudesse contemplar isto. O secretário afirmou que a Prefeitura passa por dificuldades e que a proposta em 10 parcelas garantiria o não impedimento de pagamento de outros direitos. Não foi informado se haverá uma nova análise.

II - Plano de Cargos e Vencimentos da GM - Não foi dada nenhuma informação aprofundada sobre o tema. Houve a alegação que a Administração recebeu a comissão dos guardas montada pelos mesmos uma vez que foi quando solicitaram a reunião. Nessa reunião foram tratados alguns assuntos de modo que entre o dia 15 de agosto e 13 de setembro marcariam uma nova reunião.

O SINPREFOR insistiu que fosse realizada então uma reunião com a presença do prefeito, secretário e, no mínimo, a referida comissão para tratar sobre o assunto, mas acabou não havendo marcação de data específica. Válido lembrar que a solicitação de reunião em caráter de urgência foi feita por ofício na semana passada diretamente para o Gabinete do Prefeito e não obteve resposta até o momento.

III - Compra dos EPI's para todas as categorias - Os EPI's estão sendo comprados dentro da viabilidade financeira, conforme foi afirmado pelo secretário, e que estará sendo encaminhado para o sindicato a lista dos equipamentos já comprados bem como os que deverão ser comprados futuramente ainda este ano nos próximos meses de modo a contemplar todos.

IV - Piso para profissionais do Raio-X - Sobre o Piso do Raio-X, a informação é de que aguardam parecer da Secretaria de Saúde para ver a possibilidade de viabilização do Piso. Segundo foi informado, se houver o embasamento jurídico o próximo passo seria a criação de um Plano de Carreira específico. O SINPREFOR informou que o embasamento encontra-se numa decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal onde reconhece o benefício aos servidores lotados no raio-X.

VOLTAMOS A FRISAR QUE, as respostas acima tem caráter extra-oficial e só serão consideradas oficiais a partir do encaminhamento de ofício por escrito devidamente assinado. Tudo isso para que não surja um cenário onde a Prefeitura acabe gerando confusão (como ocorreu com a nota falando sobre a saúde do prefeito e a primeira proposta no início do ano) ou, após a reunião, acabar afirmando que não foi aquilo que se comprometeu a fazer depois da repercussão que pode acontecer colocando o sindicato em uma situação de "saia justa". Esperamos que todos tenham a compreensão disto.

A garantia é que o SINPREFOR manterá seu calendário de lutas e aproveita para informar que a partir de segunda (19) estará encaminhando os documentos e ofícios necessários para convocação de Assembleia Extraordinária Geral para o dia 26 de agosto.

O motivo de estender a data para a outra semana é o fato da questão legal envolvida na situação, de o escritório voltar a se fechar para colocação de divisórias, de termos alguns compromissos marcados antes mesmo do acordo de 13 de maio que tem sido adiadas há tempos, bem como aproveitaremos a oportunidade para convocar outras entidades para o apoio bem como poderemos ter um ambiente melhor para definir o futuro do funcionalismo público municipal.

Qualquer dúvida nos telefone pelo 3631-3569 ou visite-nos no NOVO ENDEREÇO: Rua Herculano Lôbo, número 80, Centro. Na rua do cartório de Clarival ao lado da Lotérica Central.