Eleição do CME é realizada e parte da bancada apoiada pelo SINPREFOR é eleita

Postado por Administrador às 15:50 com Nenhum comentário
Neste sábado (29) os professores e professoras da rede pública municipal, os pais dos alunos, representantes das instituições de nível superior, da rede privada e do Conselho Tutelar compareceram ao Auditório da Prefeitura Municipal de Formosa para definir os próximos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Formosa na primeira eleição direta aberta aos servidores públicos. Oito dos onze membros foram eleitos de acordo com o interesse de cada segmento e o SINPREFOR esteve presente em todo o processo.

Mais um dia para entrar para a história de Formosa, a primeira eleição direta do Conselho Municipal de Educação de nosso município deu a oportunidade para que os professores e representantes de diversos segmentos exercessem sua cidadania na escolha de um dos conselheiros candidatos para definir os titulares e suplentes da próxima composição a partir de 1 de agosto de 2013. Confira abaixo um resumo de como foi o sábado de eleições.

Educação Infantil
Com apenas duas candidatas, a eleição do segmento de Educação Infantil se fez com a presença de apenas três professoras. Além das candidatas Erli Antônia e Marta Wentz mais uma profissional da Educação se fez presente no processo. Deste modo o resultado da escolha do conselheiro representante do segmento ficou assim:
Titular - Marta Wentz - 2 votos (66,6%);
Suplente - Erli Antônia - 1 voto (33,3%).

Educação Inclusiva e Especial
Também com duas candidatas, o segmento obtive a presença de 10 (dez) eleitoras. Com Eliane Gonçalves e Ivanildes Neris no páreo o resultado da escolha do conselheiro da Educação Inclusiva e Especial ficou da seguinte maneira:
Titular - Eliane Gonçalves - 7 votos (70%);
Suplente - Ivanildes Neris - 3 votos (30%).

Representantes de Pais
Na sequência entre as 11 e 13 horas foi o momento dos pais, mães e responsáveis pelos alunos expressarem sua opinião numa eleição que conteve apenas a presença da candidata Shirlei Batista. Deste modo, a representante foi eleita por unanimidade dos votos e a Assembleia deliberou sobre a escolha da suplente entre os presentes de modo que a suplência ficou por conta de Elizabete de Sena. De modo que a representação do segmento é a seguinte:
Titular - Shirlei Batista - 7 votos (100%);
Suplente - Elizabete de Sena - por deliberação da Assembleia dos pais.

Conselho Tutelar
Por meio do conselheiro Camílton foi informado que o Conselho Tutelar encaminhou os nomes do referido representante para a titularidade de conselheiro do Conselho de Educação e Nilda para a suplência de modo que o órgão assumiu suas posições de acordo com a lei e por deliberação de reunião realizada entre os conselheiros tutelares de modo que a representação do segmento é a seguinte:
Titular - Camilton;
Suplente - Nilda.

Representante das Instituições de Ensino Superior
Fechando os trabalhos das eleições pela manhã a escolha da representante do Ensino Superior conteve apenas uma das duas concorrentes de modo que a mesma foi eleita com seu voto para a representação de seu segmento ficando o resultado da seguinte maneira:
Titular - Magda Helena - 1 voto (100%);
Suplente - Maria Aparecida - 0 voto.

Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e EJA (1 e 2 fase)
Na eleição com maior número de candidatos e com maior número de professores que representaram seu segmento o processo contou com os candidatos Fabiano Rabêlo, Luciane de Fátima, Helena Cardoso e Gida Maria. O candidato Renato Gomes não compareceu à votação apesar de estar na lista dos que pleiteavam o cargo de conselheiro. Com 50 (cinquenta) votantes o resultado foi o seguinte:
Titular - Fabiano Rabêlo - 38 votos (76%);
Suplente - Luciane de Fátima - 06 votos (12%);
Gilda Maria - 04 votos (8%);
Helena Cardoso - 02 votos (4%);
Renato Gomes - Não compareceu e não obteve votos.

Ensino Infantil da Rede Privada
Com as candidatas Glenda de Morais e Flávia Lucas na disputa, os 33 votantes do segmento ligado às escolas particulares do município definiu que a representatividade do grupo no Conselho ficará a cargo de Glenda com o seguinte resultado:
Titular - Glenda de Moraes - 22 votos (66,6%);
Suplente - Flávia Lucas - 11 votos (33,3%).

Gestores Escolares
Com Sizélia Abreu e Arlete Francisco na briga por uma das vagas do Conselho Municipal de Educação para representar o bom grupo de diretores presentes na eleição o resultado foi o seguinte:
Titular - Sizélia Abreu - 18 votos (85,7%);
Suplente - Arlete Francisco - 03 votos (14,3%).

O SINPREFOR parabeniza a todos os professores e professoras, pais e mães e demais representatividades, que se dispuseram a participar das eleições do Conselho Municipal de Educação e àqueles que confiaram nos candidatos apoiados por esta instituição.

Apesar de o processo eleitoral se dar às pressas, o resultado das Assembleias montadas pelo Conselho é incontestável e foi colocada a garantia do exercício da cidadania de todos que se fizeram presentes num processo limpo e transparente.

O sindicato está de portas abertas para os novos conselheiros e espera contar com o apoio da nova composição para trabalhar em prol de uma educação de qualidade baseada na valorização dos professores e garantia de seus direitos que acaba sendo refletida no aluno e no futuro da sociedade formosense. Esperamos poder contribuir nesse processo. Parabéns.

Confira a lista de titulares e suplentes eleitos neste sábado no Auditório da Prefeitura Municipal de Formosa:

TITULARES:
Shirlei Batista;
Magda Helena;
Sizélia Abreu;
Fabiano Rabêlo;
Eliane Gonçalves;
Marta Wentz;
Glenda de Moraes;
Camilton.

SUPLENTES:
Flávia Lucas;
Erli Antônia;
Ivanildes Neris;
Arlete Francisco;
Luciane de Fátima;
Maria Aparecida;
Nilda;
Elizabete de Sena.

Fecharão a lista dos novos conselheiros os dois indicados pelo Poder Executivo e o representante das escolas da rede pública estadual de ensino que foi escolhido em reunião do respectivo grupo totalizando em 11 Conselheiros do Conselho Municipal de Educação. Uma das primeiras missões será a definição da presidência dos eleitos a ser realizada pelos respectivos representantes.

SINPREFOR na eleição
Quatro representantes apoiados pelo SINPREFOR chegaram à titularidade do conselho e uma ficou na suplência. "É um resultado importante para todos, em especial para o sindicato. Das oito representatividades em aberto hoje, o Conselho Tutelar, as Instituições de Nível Superior e Escolas Particulares não são de nossa alçada e não conhecíamos alguém que pudesse ser apoiado pela nossa entidade. Nas outras cinco, obtivemos quatro titulares com resultados bem amplos e uma suplência. Um bom resultado para todos, em especial para a educação de Formosa, alunos, pais e mães e, principalmente os professores que terão representantes mais próximos da realidade das salas de aula para definir o futuro das políticas públicas de educação. Parabéns a todos os envolvidos no processo e esperamos ter uma parceria importante e interessante com tudo isto pois o sindicato também pode e quer auxiliar o futuro Conselho Municipal de Educação na elaboração dos Calendários e de outros projetos que estão aguardando o momento certo para serem analisados" analisou o presidente do sindicato.

O processo foi todo acompanhado pelos dirigentes Karla de Castro e Alex Nunes.