SINPREFOR apoia II Marcha Azul Marinho Goiana

Postado por Administrador às 07:49 com Nenhum comentário
Foto: Relson Moura
Pelo segundo ano foi realizada a Marcha Azul Marinho Goiana um dia antes da Marcha Nacional que se realiza no Distrito Federal. Depois de Formosa inaugurar a marcha no ano passado com amplo apoio do SINPREFOR foi a vez de o município de Planaltina de Goiás promover o evento nas ruas do município.


Uma das categorias que mais evolui no serviço público municipal de Formosa é a Guarda Municipal. Contemplada por um Estatuto e Plano de Carreira aprovado em dezembro de 2012 e com importante participação do SINPREFOR na abertura das negociações em abril - na época a categoria pretendia paralisar caso o Chefe do Executivo não atendesse às demandas e o sindicato deu total autonomia para os guardas realizarem o estudo e levantamento de seu estatuto e carreira sendo a última prestes a ser efetivada nos próximos dias.

No entanto, o que pouca gente sabe é que a evolução da categoria dos guardas municipais em Formosa assim como em dezenas de municípios brasileiros tem se dado de maneira cada vez mais evidenciada através das Marchas Azul Marinho. Com a quinta edição realizada em Brasília o evento sempre tem tido a intenção de fazer com que as pautas que atendam a categoria no Congresso Nacional, em especial a PEC 534 e a PL 1332, avancem de maneira a beneficiar ainda mais os guardas.

Além das marchas, o evento conta com cursos, palestras e informativos sobre os detalhes da categoria, as principais lutas, as principais conquistas bem como as diversas dificuldades enfrentadas pelo guarda municipal de acordo com sua realidade.

A exemplo do ano passado o SINPREFOR mais uma vez apoiou o evento goiano através de faixas, transporte dos guardas e parte do material do curso bem como a dirigente Karla de Castro buscou a liberação dos mesmos para participarem da marcha em apoio aos companheiros de Planaltina de Goiás. Além do sindicato formosense, apoiaram o evento o SINDIPLAG (Sindicato dos Servidores Municipais de Planaltina) e a CUT/DF.

O evento foi organizado pela ONG SOS Vida e comandante Naval e contou com auxílio do Guarda Municipal Relson Moura, diretor do SINPREFOR.

Além do dirigente Relson Moura, o presidente Alex Nunes e a dirigente Karla de Castro presenciaram o início e organização da marcha realizada em Planaltina-GO dando total apoio à categoria em mais um evento importante para evolução e melhoria contínua da categoria.

V Marcha Azul Marinho Nacional
Em Brasília, na última quarta-feira (03) foi realizada a V Marcha Azul Marinho Nacional na Esplanada dos Ministérios com a presença de centenas de guardas municipais de todo o país. No quinto encontro, os guardas municipais se reuniram com os agentes políticos que compõe o Congresso Nacional solicitando aceleração no Projeto de Lei 1.332 e na PEC 534. O SINPREFOR foi representado pelo guarda Relson Moura.

Segundo informações, o projeto de lei 1.332 que dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil. Regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como Órgãos de Segurança Pública em todo o Território Nacional e dá outras providências tramita na Câmara Federal vai para apreciação do plenário na próxima quarta-feira (10). No dia da Marcha Azul os deputados federais Anthony Garotinho (PR/RJ) e Lincoln Portela (PR/MG) fizeram requerimento solicitando emergência para inclusão da pauta.