SINPREFOR planeja palestra de educação financeira familiar

Postado por Administrador às 12:47 com Nenhum comentário
Desde o princípio da Revolução Industrial, o consumismo e o sistema em que todo o mundo se inseriu desde sempre tem buscado cada vez mais fazer com que todo o ser humano crie uma mentalidade de "comprar tudo a todo custo" sem se preocupar com as consequências no final do mês acarretando muitas vezes num grande arrocho que dificulta o fechar das contas do trabalhador.
Segundo a Constituição, o salário mínimo deveria ser capaz de atender as necessidades vitais básicas do trabalhador e as de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. Algo que custa a ser realidade em todo o Brasil e, em especial, em Formosa que possui uma Tabela Salarial bastante defasada onde, após grande negociação com o apoio dos servidores o SINPREFOR pretende modificar para melhor com os novos Planos de Carreira.

"Mas de que adiantaria melhorar os salários se todos nós somos alvos da mídia e forçados a comprar sempre mais?" Foi a pergunta do presidente Alex Nunes diante de tanta dificuldade que assola a todos os trabalhadores. "Quando ganhamos 500 reais, por exemplo, nossas contas beiram os 490 quando não ultrapassam, mas se ganhássemos um aumento para 1.000 reais, ao invés de guardarmos os 500 de sobra, iremos gastar tudo e nossa conta vai para os 990 reais. É normal e costumeiro acontecer isso porque a mídia e a sociedade nos força a isso. O que precisamos incentivar é o melhor uso dos recursos pessoais e uma das saídas que encontramos seria uma palestra ou curso para que possamos gastar melhor nosso dinheiro" disse ele.

Segundo Alex, muitos brasileiros não conseguem guardar seu dinheiro porque não sabem onde, como e se podem investir seu dinheiro, mesmo que pouco em algum plano ou mesmo guardar na poupança. "Isso quando sobra alguma coisa" lembra.

Sendo assim, a proposta de uma palestra ou curso de educação financeira familiar foi passado para a Secretaria de Promoção Social do SINPREFOR, na pessoa de Karla de Castro que, reencaminhou a proposta para a presidência que apresentou na última reunião de diretoria expondo as ideias em relação às palestras e cursos que o sindicato pretende realizar no segundo semestre.

"Temos muito trabalho pela frente. Quando trabalhamos em três Planos de Carreira, precisamos pensar no além dos salários, precisamos pensar em ajudar os nossos filiados que tem dívidas altas e que precisam de uma luz no fim do túnel. Para muitos, aumentar o salário não vai resolver de imediato o pagamento das contas e, se não haver nenhuma ajuda, as contas irão se acumular e ficarão com valores surreais" completou Alex.

A palestra ou curso de educação financeira familiar deverá ser realizado no Clube do SINPREFOR em data e horários não fixados exclusivamente para filiados do sindicato no segundo semestre. O SINPREFOR também pretende organizar turmas para curso de formação sindical bem como palestras de direito e dever nos próximos meses. Sempre exclusivamente para filiados.

O objetivo do curso é o de ajudar a todos os filiados a cuidar melhor do seu dinheiro, sair das dívidas com dicas práticas e simples, além de fortalecer seu patrimônio.