Conselhos de Delegados Sindicais em foco

Postado por Administrador às 18:36 com 1 comentário
Com a ampliação da atuação do sindicato nos últimos anos desde setembro do ano passado, o SINPREFOR tem buscado um meio de promover a participação de seus filiados de maneira cada vez mais ativa e democrática por meio de diversas Assembleias e reuniões organizadas até então. Um grande exemplo disso ocorre com a promoção de debates com todos os funcionários em torno dos Planos de Cargos e Vencimentos do Administrativo, da Saúde e do Magistério.
No entanto para fortalecer ainda mais e ampliar a estrutura do sindicato, a diretoria deverá promover a eleição dos Conselhos de Delegados Sindicais para cada uma das áreas na proporção de um representante para cada 50 (cinquenta) filiados. O regulamento que regrará as eleições está sendo confeccionado pela presidência e deverá ser encaminhado para a diretoria para aprovação bem como o estudo do quantitativo dos filiados. Feito isto, a campanha e a corrida eleitoral pelo cargo de delegado deve ser realizado nos meses subsequentes.

Depois de eleitos, os delegados sindicais participarão da estrutura do SINPREFOR nos Plenários do Sistema Diretivo com direito a voz e voto bem como terão as seguintes competências e atribuições: responsabilizar-se pela organização da categoria em suas respectivas bases; responsabilizar-se pela execução da política sindical definida no Plenário do Sistema Diretivo; reunir-se com a Diretoria Executiva sempre que convocados; participar das reuniões e deliberações do Plenário do Sistema de Direção.

O Plenário é um instrumento importante para a definição das ações a serem tomadas pelo sindicato e a oportunidade de se promover a participação do filiado como delegado com a criação e regulamentação dos Conselhos Sindicais é um passo importante para que cada categoria possa expor, buscar, ampliar, opinar, criticar, modificar e participar dos trabalhos sindicais.

O presidente do SINPREFOR definiu que as eleições dos conselhos estão na lista de prioridades do primeiro semestre em conjunto com as discussões dos Planos de Carreira e o Estatuto do Clube (previstos para até a primeira quinzena de junho). Deverá ser criado o Conselho Sindical da Educação, o Conselho Sindical da Guarda Municipal, o Conselho Sindical do Administrativo e o Conselho Sindical da Saúde.

"Criar os Conselhos de Delegados Sindicais com a promoção das eleições é uma medida importante e histórica uma vez que nunca houve esse tipo de processo democrático para a formação dos mesmos. Ainda mais que, depois de eleitos, todos deverão e terão a oportunidade de trazer novas ideias, opinar e deliberar. Precisamos disto, de mais servidores que tem disposição e querem lutar de verdade em conjunto e unidos deixando de olhar para o próprio umbigo em prol de melhorias para todos e esperamos que nossos filiados possam formar bons conselhos para somar e se juntar a nós. Como sempre digo, as lutas e vitórias são conquistas de todos e não exclusivas do sindicato" completou finalizando.