Assembleia opta pelo retorno

Postado por Administrador às 18:02 com Nenhum comentário
No ano em que o Brasil completa os 125 anos da assinatura da Lei Áurea por parte da Princesa Isabel que teve como finalidade a Abolição da Escravatura tivemos em nosso município um dos maiores marcos da história de Formosa. Depois do maior movimento sindical formosense os servidores e sindicato puderam colher frutos positivos de um debate e de uma reunião que conteve 14 (catorze) pontos inseridos por todos.


O movimento de paralisação chegou ao seu quinto dia com a Assembleia Geral Extraordinária que continha uma pauta bastante contundente e simples. Depois da reunião onde o sindicato e Comissão Representativa de Servidores apresentaram os pontos reivindicatórios, a missão era a de a Prefeitura Municipal, através de amplo diálogo pudesse aceitar as propostas.

Dos 14 pontos debatidos, a Prefeitura realizou alguns ajustes na maioria realizando uma proposta extraoficial que foi encaminhados para a Assembleia que deliberou a aceitação de 10 pontos. Ainda em Assembleia, os servidores debateram as ressalvas dos outros quatro pontos.

Pela tarde, a Secretaria de Negócios Jurídicos entrou em contato com o SINPREFOR encaminhando o Acordo oficializado e assinado conforme combinado. Na mesma ocasião, e com o intuito de ganhar tempo, o sindicato encaminhou para a Prefeitura ao representante da secretaria jurídica com os quatro pontos que sofreram as ressalvas. Caso os mesmos não sejam aceitos, o sindicato deverá encaminhar ofícios solicitando nova Assembleia para a próxima semana para deliberar sobre os pontos.

Caso as ressalvas sejam aceitas, o sindicato deverá encaminhar para os postos de trabalho o documento oficial recebido bem como a definição dos próximos atos que serão feitos.

Segundo o presidente do SINPREFOR, a preocupação do sindicato sempre esteve em relação à participação de todos: "O movimento foi de todos e portanto deve ser respeitada a opinião de todos. Recebemos uma proposta razoável diante do que tínhamos que debater e o sindicato simplesmente passou para frente para que os servidores pudessem definir o que fazer. Foi aceito o retorno para os trabalhos de maneira a facilitar a negociação dos quatro pontos e esperamos com isso mostrar nossa ombridade e fazendo com que a Administração melhore um pouco mais a sua proposta final de modo a atender o interesse do que o servidor expôs em Assembleia. Nunca nos furtamos de ouvir a opinião de todos e acreditamos que por isso chegamos ao consenso. Quem participou e se dispôs a ir teve suas solicitações e opiniões respeitadas e atendidas quando possível" comentou Alex.

O presidente ainda afirmou que o movimento foi importante para os servidores públicos: "Foi difícil, complicado, puxado, batalhado, brigado. Mas jamais foi bagunçado, desrespeitoso ou badernado. Todos respeitaram a opinião dos demais e só conseguimos essa evolução porque todos participaram aumentando o número gradativamente. Deve-se reconhecer que a Administração ao conceder o abono de ponto mostra que nosso movimento foi legítimo e que a Prefeitura não se opôs por achar justa as reivindicações. Agora é importante manter esse diálogo e se pautar no que todos querem e precisam" disse Alex.

Por fim, Alex deixou claro que a proposta foi um grande avanço, mas que o sindicato irá fiscalizar cada um dos pontos novamente para que não ocorra novas insatisfações: "A Assembleia deliberou a aceitação da proposta com as ressalvas e, em anexo, o indicativo de greve caso as propostas não sejam atendidas de acordo com o documentado. Agora vamos para os debates dos Planos de Carreira. É preciso ter calma e paciência e, daqui pra frente, esperamos contribuir para que todos se unam cada vez mais sempre exigindo a participação de todos com direito a manifestar suas opiniões, respeitá-las e colocá-las em discussão. Como sempre temos feito. Gostaríamos de agradecer a todos que se fizeram presentes. Como temos dito, o sindicato é cada um de nós. Parabéns pra gente!" finalizou Alex.

O SINPREFOR inicia as Mesas de Debate e Discussão dos Planos de Carreira do Administrativo, Saúde e Magistério. Com reuniões dias 14 e 17, os servidores do Administrativo estão convidados para participarem das reuniões. Nos dias 20 e 24 será a vez dos servidores da Saúde e, nos dias 27 de maio e 03 de junho, é a vez dos servidores do Magistério. Todas as reuniões serão no Clube do SINPREFOR às 09h00.