Missão cumprida! Debate é realizado dentro das normas eleitorais e é aplaudido pela comunidade

Postado por Administrador às 10:29 com Nenhum comentário

Da esquerda pra direita: Rodrigo, Ernesto e Mirim
Imagem: ClikTV/Reprodução

Na noite da última quarta-feira (21), a população formosense pôde participar do primeiro evento de debate político com a participação dos três candidatos nas eleições municipais deste ano há pouco mais de dez dias para as eleições no espaço do plenário Arthur Magalhães Filho, na Câmara Municipal de Formosa.

Considerado pelas assessorias e candidatos como muito bom. O debate transcorreu sem direcionamentos, de forma isenta e imparcial sempre sendo levado em conta o que prevê a resolução eleitoral e, também, as regras pré-definidas pelos assessores dos concorrentes ao cargo máximo do Poder Executivo - um dos itens da resolução.

Como era previsto, a população pôde participar realizando questionamentos bastante abrangentes e o sindicato direcionou questões de cunho trabalhista aos três candidatos que tiveram o mesmo tempo para se expressar durante o evento.

OPINIÃO DOS CANDIDATOS SOBRE O DEBATE
Depois do debate encerrado e já fora do palco, os candidatos expuseram sua opinião sobre o encontro com seus concorrentes. A dirigente Suyenne perguntou: "Nós gostaríamos de saber do senhor, o que você achou sobre o debate promovido pelo SINPREFOR?" e eles responderam o seguinte:

Candidato Professor Mirim/PT
"Primeiramente eu agradeço a oportunidade de estar presente no debate. Foi muito bom. Vocês fizeram algo relevante para as pessoas, os eleitores, terem conhecimento das propostas a serem feitas pelos candidatos a prefeito. Então eu agradeço muito a organização do SINPREFOR e que ocorra sempre que tiver eleição esses debates, para que as pessoas possam expor as suas ideias, a sua forma de governar, o seu programa".


Candidato Ernesto Roller/PMDB
"O SINPREFOR inova e consegue um feito inédito na nossa cidade. Essa é uma iniciativa que merece o nosso aplauso, o nosso apoio, os nossos cumprimentos, vocês estão de parabéns. Essa é uma rica oportunidade para a cidade, o cidadão, as pessoas conhecerem o candidato pessoalmente e as suas opiniões sem a veia do marqueteiro, sem a atuação do marqueteiro, sem o script pronto na mão. O candidato é aqui no debate como ele é e parabéns ao SINPREFOR".


Candidato Rodrigo Lacerda/PSB
"Quero em primeiro lugar parabenizar o SINPREFOR por essa iniciativa que colabora com o fortalecimento da democracia em Formosa e no Brasil. Onde os candidatos têm a oportunidade de colocar a sua mensagem, as suas propostas, se comprometer diante do público que estava aqui presente e até mesmo da sociedade de Formosa. Então acho muito importante essa iniciativa. Nós agradecemos aqui a oportunidade de estar a frente deste debate que contribuiu muito para o meu crescimento e para o crescimento das pessoas que estavam aqui presentes hoje".

GRAVAÇÕES E RESPOSTAS
Por motivos definidos nas regras com as assessorias dos candidatos, por não ter gravado o debate, o sindicato não pode divulgar trechos ou mesmo das respostas ocorridas durante o evento. Outros veículos de imprensa e comunicação, ou mesmo a população que realizou a filmagem, por outro lado, tem total liberdade para fazer a publicação do vídeo sendo responsável pelo mesmo (caso fuja das regras definidas pela resolução eleitoral).

"Estamos buscando o material divulgado por outras pessoas ou veículos de comunicação para termos em nosso arquivo. Talvez, depois das eleições, poderemos publicar, mas antes, pelas regras, somos impedidos pois, por termos feito o debate, devemos preservar a imparcialidade" afirmou.

PERGUNTAS DO SINDICATO
No terceiro bloco, destinado às perguntas do sindicato. As perguntas realizadas pelo mediador e elaboradas pela direção foram as seguintes:

PERGUNTA 1:
Caso eleito, considerando que os funcionários públicos municipais não obtiveram a totalidade dos reajustes do Piso Salarial (no caso dos professores) e nem da Data Base/INPC (no caso dos funcionários administrativos, dos servidores da Garagem, da Saúde, da Guarda Municipal, das ASHA’s  e demais categorias) nos últimos dois anos. O que a sua gestão pretenderá fazer para realizar o pagamento dos reajustes atrasados neste período e em quanto tempo seu governo pretenderá atender essa demanda?

PERGUNTA 2:
Nos últimos anos, os servidores públicos municipais tem se mobilizado e lutado contra ataques em relação aos seus direitos, o que motivou várias manifestações e greves neste sentido no nosso município.  Sendo eleito, o candidato pretenderá incentivar o ataque ao trabalhador por meio de cortes ou reduções salariais? Caso não, quais melhorias serão feitas ao servidor público municipal?

PERGUNTA 3:
Uma das maiores preocupações dos servidores é a questão do Plano de Carreira, da Tabela Salarial e do Estatuto, pois estão defasados há muito tempo e nos últimos anos não houve nenhuma melhoria nestas questões. Qual o compromisso que o senhor faz perante os servidores em relação a reestruturação dos planos, tabelas e estatutos, com a inclusão de novos direitos e reajustes que asseguram melhores condições salariais dos funcionários?

Os três candidatos tiveram até três minutos para responder a cada uma das perguntas. As três foram feitas aos três sendo a ordem de respostas estabelecida por sorteio. Segundo os dirigentes do sindicato, os questionamentos são uma síntese dos três principais pontos mais lembrados pelos trabalhadores.

A IMPORTÂNCIA DO DEBATE, NA VISÃO DOS ORGANIZADORES
Na opinião do presidente do sindicato Alex, que coordenou o debate com o apoio de outros três dirigentes sindicais, o evento foi muito proveitoso: "Pensamos muito antes de fazer este debate, nos instruímos, estudamos bastante em pouco tempo e, ao perguntar aos funcionários se deveríamos fazer isso, ficou claro que havia uma grande vontade do funcionalismo e da população em conhecer os candidatos e ouvir suas propostas. Convidamos os assessores para definir as regras e seguir a resolução e todos compareceram e se puseram a disposição pra fazer o debate fluir bem, solicitamos o espaço da Câmara indicando que seria feito o debate lá com alguns dias de antecedência. Enfim, seguimos as regras estabelecidas pela Justiça e o público saiu de lá muito satisfeito" disse.

Para o público presente, o evento foi muito importante para decidir o voto ou mesmo acompanhar o candidato de sua preferência. Pouco antes do evento até muito tempo depois, o encontro dos candidatos foi motivo de comentários nas redes sociais.

Foi a primeira vez que o sindicato realizou um debate entre candidatos a prefeito no município de Formosa.

Matéria do dia 23 de setembro de 2016
Material pode ser divulgado desde que citada a fonte
Categories: ,