Alex anuncia renúncia para dezembro e vice assumirá em janeiro, Karla também renunciará

Postado por Administrador às 05:25 com Nenhum comentário

Após quatro anos e cinco meses, o presidente Alex Nunes oficializou pedido de renúncia no dia 31 de dezembro de 2016 na reunião de direção realizada na tarde de ontem (05). O vice Darcy Francisco, eletricista e trabalhador lotado na Garagem da Prefeitura, será seu sucessor e assumirá o cargo a partir do dia 01 de janeiro de 2017 para desenvolver os trabalhos sindicais até o mês de dezembro do ano que vem.

Em sua argumentação, Alex afirmou que, "devido a problemas de saúde constatados ainda no ano passado e que seguem em tratamento, somados ao alto nível de estresse e ansiedade e a algumas questões de ordem pessoal, cheguei a um ponto em que há uma necessidade urgente para que eu dê uma maior atenção para minha saúde" disse.

Segundo ele, a missão de presidir o sindicato somado ao tratamento de saúde se tornou muito difícil nos últimos meses: "O problema de saúde não é de alto risco, ou representa um risco a minha vida, mas, seguir a frente do SINPREFOR poderá agravar o problema e é ai que reside a maior ameaça para mim", complementou.


O PROBLEMA DE SAÚDE
Em setembro de 2015, após apresentar sintomas até então incomuns, Alex identificou a ocorrência de anemia grau três - o maior nível antes do risco de leucemia - e retirou férias para iniciar uma bateria de exames mais o tratamento para correção dos níveis de ferro no sangue.

Desde então, situações de estresse e ansiedade - muito comuns no cotidiano sindical - acentuaram alguns sintomas durante o tratamento da anemia além de ocorrer o aparecimento de dores abdominais frequentes.

Em janeiro deste ano, quando a situação de sua saúde se normalizou razoavelmente, Alex anunciou a direção que iria precisar seguir com alguns exames e que, para isso, indicou a possibilidade de renúncia, o que, posteriormente foi contornada pela diretoria. 

Em seguida, ocorreu a maior greve do funcionalismo público municipal tida como legal na Justiça. "Na época, a saúde ia melhor, mas não ao ponto de enfrentar uma greve daquele tamanho. A direção, o comando de greve e quem esteve presente nas Assembleias do começo ao fim foram fundamentais para dar suporte e diminuir o estresse, a pressão e a ansiedade daquele período, se não fosse por cada um deles, eu também não teria conseguido ter tanta força e energia para representar os trabalhadores" lembrou.

Após a greve, para não prejudicar os trabalhos no sindicato, o presidente solicitou uma de suas licenças-prêmio para retornar ao tratamento e investigar os novos sintomas que surgiram após o movimento. No entanto, sem ter dinheiro para custear o fim de seu tratamento e os exames complementares, o problema de saúde ainda não foi finalizado.

Para Alex, "não tem como finalizar devidamente este problema de saúde enquanto estiver no sindicato. Alguns diretores sugeriram que eu retirasse a licença para me tratar e descobri que o problema é maior do que o que imaginava" evidenciou.

Sobre alguma crítica em relação a sua decisão, Alex não quis polemizar: "Não posso dizer que não tentei. Lutamos firmes e trabalhamos arduamente. Algumas pessoas vão criticar, outras vão ficar chateadas. Com certeza vai ter gente que vai ficar feliz com isso" brincou concluindo "o que sei é que o legado construído por milhares de mãos de trabalhadores e trabalhadoras não foi em vão. Hoje poucos querem dirigir o sindicato devido ao rumo que foi trilhado de luta, de embate, de defesa e de união. Há muito a ser feito ainda, mas muito também já foi feito".


COMO O SINDICATO VAI FUNCIONAR?
Normalmente e sem nenhuma grande mudança por estes meses. Em setembro, Alex ainda seguirá a frente das atividades e, a partir de outubro e novembro, Darcy irá compartilhar as frentes de trabalho de modo que em dezembro possa estar plenamente a frente do sindicato.

Há uma possibilidade de Alex ainda estar saindo do cargo antes da data final definida. "Tudo dependerá da necessidade que o novo presidente terá de ter auxílio e orientação" afirmou Alex que ainda disse "se em outubro ele e a direção sentirem que podem seguir firmes, anteciparei a renúncia sem problema algum. Neste período de transição, estarei para seguir auxiliando e orientando" disse.

A princípio, as novas ideias que poderão ser colocadas em prática pelo novo presidente tem a ver com questões referentes a preservar o espírito de luta, maior consulta aos filiados, maior presença do sindicato no ambiente do trabalho e reformulação na parte de comunicação e informe. Para Darcy "o nosso sindicato faz muito, mas poucos acabam sabendo. Isso tem que ser mudado".


KARLA TAMBÉM SAIRÁ EM DEZEMBRO
Poucos dias após o anúncio da saída de Alex, a dirigente Karla Castro também anunciou e oficializou seu pedido de afastamento nos mesmos trâmites do presidente. Há oito anos no sindicato foi diretora de Promoção Social entre 2008 e 2014 e diretora de finanças na atual direção.

Na reunião de diretoria, Karla disse que o desejo de renunciar ao cargo vem desde maio deste ano mas preferiu seguir em sua função a pedido de alguns dirigentes sindicais. "São mais de sete anos na direção. Cheguei a um estado de grande cansaço mental. O sentimento é de esgotamento absoluto. As responsabilidades de estar numa diretoria são muito grandes. Antes tínhamos que exercer a função de mais de uma pasta ao mesmo tempo e eu acho que com o passar do tempo isso saturou. Também tenho dezenas de problemas de ordem pessoal que tem surgido nos últimos tempos o que contribui pra essa sensação" disse ela.

Karla também acredita que, apesar do esgotamento, desempenhou uma grande função e reconhece que há muito a ser feito: "Trabalhamos e nos esforçamos muito. Sinto-me feliz e honrada de ter participado do sindicato neste período. Lembro de quando começamos a luta para ter o sindicato para os funcionários fiz campanha de filiação sem ser da direção ainda em 2005. Depois, em 2008 entrei para o sindicato e ajudei a fazer muitas coisas e de 2012 para cá, muitas coisas foram feitas por todos nós. De agora até o fim do ano vou ajudar a segunda diretora de finanças e contribuir com minha experiência e logo em seguida cuidar das minhas coisas" concluiu.

Questionada se o fato de Alex ter anunciado renúncia contribuiu para decisão, Karla disse: "Não. Como falei. Já tinha o desejo de sair antes, em maio. Independentemente do anúncio dele, eu já estava me preparando para anunciar a saída no final do ano" afirmou.

A segunda diretora de finanças é a professora Tânia Maria que, a exemplo de Darcy, também passará pelo processo de transição. Inicialmente a data para assumir o cargo será dia 01 de janeiro de 2017.


QUEM É DARCY, O NOVO PRESIDENTE A PARTIR DE JANEIRO?
Darcy Francisco Júnior é servidor público municipal e exerce o cargo de eletricista na Garagem da Prefeitura. E em dois anos como vice-presidente, tem sido um dos responsáveis por orientar e dar suporte em seu espaço de trabalho. Sempre presente nas Assembleias também chegou a ser perseguido e pressionado no seu setor, o que não fez com que ele desanimasse ou desistisse de estar sempre representando os trabalhadores.

Para ele, a mudança foi uma surpresa, apesar de ele ter tido ciência da possibilidade e afirmou: "Vou precisar de um tempo para me reorganizar, mas vou aceitar a missão de presidir o sindicato me comprometendo a entrar de cabeça no trabalho sempre com apoio da direção. Quero aprender e analisar junto sobre o que podemos fazer a mais" disse Darcy.

Sobre a ideia de transição, Darcy reafirmou que terá muita tarefa a ser feita, muito trabalho a ser elaborado e muito a ser aprendido e espera cumprir o ano que vem com forças renovadas. "Minha maior condição de ficar o ano que vem na presidência era ter o apoio da diretoria para decidirmos sempre juntos com todos os funcionários sobre o que fazer. Também quero que Alex esteja com a gente, mesmo depois de ele sair da presidência. Pra mim ele devia continuar, mas respeitamos e entendemos a situação" disse.

Matéria publicada em 08 de setembro de 2016
Categories: