Direção aprova tópicos de debate para segundo semestre tendo o Clube como primeiro ponto

Postado por Administrador às 07:29 com Nenhum comentário
Na semana passada, a direção do SINPREFOR realizou mais uma reunião ordinária que colocou em discussão tópicos referentes ao planejamento do segundo semestre. Entre eles, o Regimento do Clube, discussões sobre propostas de Plano de Carreira para serem organizados ainda este ano e a promoção de um debate com os candidatos a prefeito neste mês. Outros tópicos também serão discutidos no último trimestre a medida que a primeira demanda for atendida.

Agendado para o mês de setembro, a direção voltará a se reunir para revisar e analisar modificações no Regimento do Clube Social do SINPREFOR. Após o estudo inicial com os integrantes da direção, a proposta de modificação será encaminhada para Assembleia específica com o objetivo de os filiados tomarem conhecimento das alterações do Regimento e, ainda, poder sugerir, discutir e aprovar os tópicos. 

Ainda não há previsão de data e local para esta Assembleia, mas possivelmente deverá ocorrer ainda no mês de setembro no escritório central. Também está sendo criada uma forma de os filiados poderem fazer sugestões pela internet ou diretamente no escritório para que a direção ou a Assembleia possam levar para a discussão o máximo de opiniões possíveis.

PLANOS DE CARREIRA
Em 2013, o SINPREFOR mobilizou centenas de servidores para que fossem criados e reformulados os Planos de Carreira da Saúde, da Educação e do Quadro Administrativo. No entanto, devido a falta de interesse do governo em discutir a implantação de direitos e a uma infinidade de outros motivos, a ideia pareceu ter sido enterrada o que, alertam os dirigentes, não é verdade.

Por conta do atual período do ano, a direção aprovou medidas para que fossem colocadas em prática formas de discussão e debate dos referidos planos ainda neste segundo semestre. A ideia central, desta vez, é de desburocratizar o sistema de concessão dos direitos previstos acelerando a aquisição dos mesmos, criar mecanismos para punir a administração pelo atraso injustificado e, ainda, incluir tópicos não tão atuais como a imposição de limites mínimos dos vencimentos (melhor adoção do Piso no texto legal, o mesmo no caso do salário mínimo, dentre outros) e, por fim, provocar o debate sobre assuntos como o Auxílio Alimentação e o Auxílio Transporte em pecúnia, direitos que paulatinamente sempre são colocados em segundo plano.

Também foram incluídas formas para assegurar a discussão e criação de um Plano de Carreira dos Servidores do Poder Legislativo e também dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, conforme lei específica nacional.

"Precisamos redirecionar nossa luta. Antes lutávamos por novos direitos, depois passamos a lutar para não perder direitos. Tudo por conta da administração pública que, sob o argumento eterno de não ter recursos, coloca a culpa da falta de dinheiro nos trabalhadores que, além de não estarem em número suficiente, já não possuem um salário justo. Precisamos parar de ficar na defensiva e entender que podemos mais. Precisamos intensificar nossa união porque, independentemente da categoria de cada um, todos nós somos trabalhadores, isso tem que ser preservado. Precisamos entender que devemos lutar não só quando dói no bolso, mas quando for sempre necessário", afirmou Alex.

DEBATE POLÍTICO
Como é conhecido por todos, o SINPREFOR não apóia nenhum dos candidatos a prefeito neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2012. Inclusive, há um entendimento colocado em discussão no mês de julho que, o dirigente sindical tem liberdade para apoiar e fazer qualquer manifestação em favor de qualquer candidato, porém, este não pode usar o nome do sindicato em seu apoio sob pena de penalização e a entidade sindical não irá, em nenhuma hipótese, tomar partido do dirigente em questão.

Assim, proporcionando um cenário imparcial e incentivando o bom debate, o sindicato poderá realizar um encontro com os candidatos a prefeito para requisitar o comprometimento em torno de uma pauta trabalhista, bem como, de provocar uma discussão com os mesmos frente aos servidores públicos municipais.

"Ainda não temos ideia de como faríamos este debate político. Se apenas para os servidores públicos, se aberto a comunidade em geral, se teremos mesmo o debate. O fato é que, caso seja colocado em prática, devemos seguir regras convidando todos e dando a eles a mesma condição para dialogarem. Já sobre a Plataforma, há um tópico no site em que o funcionário pode dar suas opiniões e vamos preparar um livro a este respeito para termos uma pauta trabalhista definida e chamar todos os candidatos para firmarem o compromisso de respeitarem e se comprometerem a colocar o desejo dos trabalhadores em prática" disse Alex que, ainda afirmou: "Este momento é o ideal para que todos os interessados opinem e deem sua opinião a respeito do que podemos fazer", concluiu.

A próxima reunião da direção do sindicato ocorre no primeiro trimestre de setembro e, até lá, espera-se que muito da pauta programada seja percorrida.

Matéria publicada em 23 de agosto de 2016