Direção deve definir cronograma de atividades do próximo semestre

Postado por Administrador às 16:58 com Nenhum comentário

Outro tópico de discussão levantado na última reunião da Diretoria do SINPREFOR é a necessidade de se criar um cronograma de atividades de formação junto aos servidores e filiados ao sindicato. Desde debates em torno da rediscussão dos Planos de Carreira e Estatutos, passando por uma boa discussão sobre a criação de uma Plataforma de Propostas dos Trabalhadores aos candidatos deste ano fechando com a implementação de cursos e palestras dos mais variados assuntos.

Discussão realizada em 2013 reuniu
mais de 400 servidores em dezenas
de encontros.
Foto: Arquivo/SINPREFOR
Ainda em 2013, o SINPREFOR se reuniu dezenas de vezes com os trabalhadores para criar três propostas de Plano de Carreira para as áreas do quadro Administrativo, do Magistério e da Saúde - na ocasião, o da Guarda Municipal, que contou com grande apoio do sindicato, havia sido implementado há pouco tempo - e, com o passar do tempo e a falta de interesse da atual gestão, as ideias foram resfriadas com severos e constantes ataques aos direitos dos trabalhadores.

Agora, em 2016, fica evidente a necessidade de se rediscutir os atuais planos de carreiras para assegurar todos os atuais direitos e projetar a possibilidade de inclusão de dezenas de outros que ficam alheios ao funcionalismo público de Formosa justamente pelo fato de haver dezenas de ataques aos trabalhadores e sua representatividade, o que acaba dando a falsa impressão de que não almejamos melhorias.

Por isto, o SINPREFOR deverá planejar um cronograma para voltar com as Mesas de Discussão com todas as categorias do serviço público municipal com o intuito de refazer o trabalho de 2013 e chamar os trabalhadores e trabalhadoras para a importância de se preservar os direitos e lutar por vários outros.

No entanto, diferente de 2013, os tópicos de discussão também incluirão o Estatuto Jurídico do Servidor Público, lei de mais de vinte anos que necessita de reformas positivas para os trabalhadores e, para fechar questão, a criação da Plataforma dos Trabalhadores aos Candidatos a Prefeito com o intuito de criar um Debate Democrático sobre este tema entre funcionários e possíveis prefeitos durante a campanha.

Para um dos diretores do sindicato, é importante estarmos de olho no que aconteceu no passado para não haver atraso na vida do trabalhador: "Depois de eleito, qualquer prefeito pede um tempo para 'ajeitar a casa' e, com a falta de um debate frente a frente com os trabalhadores antes de sua posse, somos sempre os últimos a ser lembrados. Em 2013 fizemos os Planos que acabaram não servindo para nada, desta vez vamos tentar criar esse debate durante a campanha, pois assim, os funcionários irão votar naquele que preservará seus direitos e se interessará em ampliá-los. Temos que pressionar antes, porque depois é outra história", disse.

CURSOS, PALESTRAS E ENCONTROS
Junto ao bloco de atividades necessárias e de suma importância aos trabalhadores. O SINPREFOR também deverá providenciar cursos de formação com a intenção de apresentar a realidade dos sindicatos no Brasil, no estado e na cidade, a necessidade de criação das Delegacias Sindicais para fortalecer a força das ações realizadas por todo o coletivo de servidores, a ampliação da discussão de tópicos voltados ao próprio sindicato para que os filiados possam participar mais.

Dentre outros cursos, o sindicato também pretende ampliar o debate com tópicos sobre aposentadoria, direitos do trabalhador, leis que estão no Congresso e atacam o trabalhador, a importância da união, o combate ao assédio moral e sexual, a luta pela igualdade de gêneros, a luta contra a homofobia e, até mesmo, curso de economia doméstica e controle de gastos pessoais.

Todos estes tópicos deverão ser planejados de forma mais ampla a partir da próxima reunião de direção com a criação do já mencionado cronograma de atividades. O objetivo, no final das contas, é tornar o sindicato num espaço de circulação das mais variadas ideias trabalhistas que visam a união dos trabalhadores, a melhoria, a defesa e a ampliação dos direitos.

Você poderá sugerir ideias através dos comentários nesta postagem ou por meio do e-mail: sinprefor@gmail.com

Participe!