SINPREFOR estuda pauta pesada que envolve FUNDEB, Transparência e Previdência

Postado por Administrador às 20:58 com Nenhum comentário
Com denúncias no Fundo Previdenciário de Formosa ganhando os jornais de todo o país que prejudicou o futuro de milhares de servidores, com a falta de informações relativas ao que houve com os recursos do FUNDEB na transição dos governos - fato não esquecido pelo SINPREFOR que ainda não obteve respostas concretas do fato - e, principalmente, com o bloqueio a informações o sindicato busca aplicabilidade de leis.


Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos Municipais de Formosa
Sobre o Fundo Previdenciário, o SINPREFOR por meio de Alex e Karla deve realizar diligência ao sindicato dos servidores de Planaltina de Goiás para buscar detalhamento de informações sobre proposta elaborada pelos planaltinenses. Lá, a Prefeitura e o sindicato dialogam para alterar a estrutura administrativa da Previdência de modo que os servidores poderão eleger os gestores entre os efetivos que deveriam possuir pré-requisitos para assumir o cargo de modo que Fundo se torne mais transparente e participativo.

A intenção com a mudança é permitir que o servidor efetivo cuide com transparência e participação dos recursos que farão parte dos trabalhadores após o trabalho na melhor idade. "Precisamos coletar mais informação em Planaltina e outros lugares em que a ideia deu certo, estudar e aprimorar a ideia para apresentar aos funcionários e a Prefeitura. Acredito que o assunto é do interesse de todos e esperamos abertura por parte do secretariado e o prefeito para debater sobre isso" disse Alex.

CPI do FUNDEB e da Transparência
O assunto não é novo, fazem nove meses que o salário dos professores sofreu atraso no mês de janeiro do pagamento referente ao mês de dezembro. Nenhum documento oficial ou contábil foi redigido ou fornecido para explicar o que houve. O atraso acarretou em dificuldades de pagamentos em outros dois meses. "Se for necessário provocaremos o Ministério Público Federal para esclarecer essa situação criada em relação ao FUNDEB que é um recurso federal. Ao nosso ver só se resolve com o encaminhamento dos documentos a quem dele solicitar" disse Alex.

Chama a atenção do sindicato o fato de haver dezenas de aluguéis de carros de diversos portes ao invés da aquisição definitiva bem como a falta de informações relativas às Folhas de Pagamento. A entidade quer o esclarecimento de várias situações ligadas à Folha de Pagamento, processos de seleção, formato de contratação, critérios utilizados para os aluguéis de veículos e imóveis.

"Queremos o concurso, o modo mais democrático de se inserir novos funcionários no sistema público bem como a desburocratização através da diminuição de superintendências e reorganização da hierarquia do secretariado para limitar e acelerar a solução de problemas. Há muitas chefias e cargos não efetivos inertes. Pra tudo isso é necessário o fornecimento dos dados por parte da Prefeitura. Afinal, como cidadãos, queremos auxiliar e sugerir mudanças para que todos possam ter melhor uso do sistema público municipal ao qual o SINPREFOR está inserido" finalizou o presidente.