Aumento do Piso dos professores pode ser menor que o previsto em 2014

Postado por Administrador às 19:17 com Nenhum comentário
Governadores de 27 estados se uniram para sugerir uma nova fórmula do cálculo de correção dos salários dos professores da educação básica a partir do ano que vem. Estudos preliminares do governo federal apontam um aumento de 19% em 2014, mais do que o dobro dos 7,97% concedidos à categoria no início deste ano. O documento, com uma nova sugestão de cálculo, foi entregue ao Executivo em setembro. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, se aplicado já no ano que vem, o índice seria reduzido a 7,7%.


Hoje o cálculo segue a variação do gasto por aluno no Fundeb, que depende do volume de impostos a ele destinados e do número de alunos da rede pública do ensino fundamental. Para os governadores, a solução é reajustar o piso com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, apurado pelo IBGE) do ano anterior acrescido de 50% da variação real (descontada a inflação) do fundo.

Há ainda uma proposta defendida pela CNTE, entidade que representa os trabalhadores da educação básica a nível federal, que ficaria em torno de 10%. Uma mesa de negociação, organizada pelo Ministério da Educação, está tratando do tema com o objetivo de chegar a um consenso sobre uma nova fórmula de reajuste, a ser aprovada pelo Congresso.

A proposta dos trabalhadores estabelece o INPC mais 50% da variação nominal (sem descontar a inflação) do Fundeb. O argumento é de que o piso dos professores - pouco mais do que o dobro do salário mínimo - ainda é muito baixo, o que contribui para o "apagão" dos profissionais na sala de aula.

Caso a proposta dos 19% seja mantida, há movimentação entre os governadores para que seja feito um "pacto do atraso" para pressionar o recálculo para menos do Piso no ano que vem. Se a pressão dos governadores prosseguir e obtiverem sucesso, será a primeira vez que a lei do piso sofrerá alteração em torno do cálculo desde sua criação.

Com informações do site Terra
http://noticias.terra.com.br/educacao/piso-nacional-dos-professores-estados-defendem-reajuste-menor-em-2014,9dbc0aa21ba41410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
Categories: ,