Blitz sindicais seguem a todo vapor

Postado por Administrador às 20:24 com Nenhum comentário
Assim como na semana passada, o SINPREFOR segue com as visitas nos postos de trabalho. Além de levantamento de dados entre os funcionários sobre as condições de trabalho e sobre o que estão necessitando em relação ao trabalho, o sindicato está apurando situações de suspeita de assédio moral, condições no local de trabalho e tirando a dúvida de alguns trabalhadores acerca de assuntos trabalhistas.


Hoje o presidente Alex e a dirigente Karla estiveram no Hospital Municipal para averiguar as condições de trabalho de vários postos de trabalho. Também contribuiu na visita a dirigente local Ana Paula com informações sobre reivindicações antigas de alguns setores.

Os dirigentes conversaram com funcionários do departamento de Raio-X, da Cozinha do Hospital e da Lavanderia do Hospital. Foi constatado que a cozinha tem, aos poucos, melhorado sua estrutura de trabalho. Resta agora os trabalhos para a troca dos fogões que são incompatíveis com o sistema de envazamento de gás, o que pode gerar grandes riscos para os trabalhadores do setor. Vale lembrar que a demanda da cozinha é antiga e é cobrada pelo SINPREFOR desde maio deste ano e foi relembrada na greve dos 10 dias do mês de setembro.

No setor de Lavanderia ainda não foi realizado nenhum reparo no sentido de se melhorar o sistema de ventilação do setor o que causa maior desgaste dos servidores do setor. O SINPREFOR cobra melhorias no departamento também desde maio.

O SINPREFOR informa também que as visitas não se deram em todos os postos de trabalho do Hospital Municipal de modo que nos próximos dias o sindicato retornará ao estabelecimento para novas averiguações e realizar o trabalho com os servidores.

Além do HMF, algumas escolas municipais foram visitadas no período da manhã e os dirigentes Alex e Karla também buscaram algumas informações com os Agentes de Higiene e Alimentação, Administrativo e Professores sobre as condições de trabalho e levantamento de dados.

Foi constatado em algumas unidades que as servidoras de Higiene e Alimentação receberam botas para realizar seu trabalho sendo parte do equipamento de segurança. O SINPREFOR ainda cobra tocas novas, avental com bom material impermeável, camisetas novas e melhores condições de manuseio dos alimentos com compra de luvas apropriadas para o desempenho das tarefas. Também está sendo constatado se as botas de fato não lesionam os pés durante o seu uso bem como o sindicato está aproveitando para destacar a importância do uso.

As chamadas "blitz sindicais" seguem a todo vapor desde abril de 2012 com a nova gestão e tem sido aprimorada com o passar do tempo para facilitar o contado do sindicato com o funcionário: "A função nossa é defender o trabalhador e buscar saber dele o que acontece no local de trabalho dele. Lógico que também deve ser encaminhado para o escritório algumas situações mas desde o início sempre fizemos um trabalho de rua e temos que continuar assim independentemente de tudo sempre ampliando essas visitas. Sempre somos bem atendidos e agora até os alunos de algumas escolas pedem pra a gente fazer algo voltado a eles. Já pensávamos num projeto nas escolas voltados para os alunos, mas depende de estrutura grande e outros fatores. Mas vamos ver" disse Alex.