Servidores municipais podem deflagrar greve dia 02 caso contraproposta não seja aceita

Postado por Administrador às 13:45 com Nenhum comentário
O SINPREFOR e os servidores do município deliberaram em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 26 de agosto pelo encaminhamento da última contraproposta acerca do retroativo do Piso Salarial dos Professores e do retroativo da Data Base, garantias da compra de Equipamentos de Proteção Individual para todas as categorias do serviço público municipal bem como a implementação do Plano de Carreira da Guarda Municipal que está em vigor desde 18 de julho.

Inicialmente a Prefeitura encaminhou uma proposta de pagamento dos retroativos (tanto Data Base quanto Piso) em 10 vezes começando a partir de outubro de 2013. A Assembleia ignorou a proposta e aprovou contraproposta de pagamento em até duas parcelas em folha suplementar nos meses de setembro e outubro de 2013. Caso a contraproposta não seja aceita o município pode ter a sua primeira greve dos servidores municipais a partir do dia 02 de setembro.

Além dos pontos acima expostos o sindicato busca diálogo em torno de vários pontos em que a Prefeitura simplesmente tem ignorado: Entre eles a derrubada do decreto 653/13, que tira vários direitos do trabalhador durante a licença prêmio; o retorno do pagamento dos reflexivos de hora-extra e adicional noturno em férias; a implementação do salário dos profissionais do raio-X em conformidade com o que o Supremo Tribunal Federal define; incentivo anual dos Agentes Comunitários de Saúde; concurso público para a área da saúde; criação da Escola do Serviço Público, com a intenção de serem dados cursos de aprimoramento ligados diretamente às áreas de atuação e a luta contra a terceirização de categorias ligadas a área da educação.

"Inicialmente a luta está pautada nos retroativos de Data Base e do Piso bem como na aquisição dos EPI e a situação da Carreira da GM" lembra Alex Nunes que ainda ressalta que todos os pontos em que o sindicato tem trabalhado paulatinamente em defesa dos direitos e dos interesses do trabalhador podem se desencadear para a mesma situação dos retroativos caso sejam esgotados os diálogos e as negociações.

Acordo de 13 de maio
Em maio, o acordo firmado entre a Prefeitura, os servidores e SINPREFOR era de que os retroativos fossem pagos ainda no segundo semestre e que até o dia 15 de agosto seria encaminhado o cronograma de pagamento. Segundo o presidente do sindicato, Alex Nunes, os dois prazos foram expirados: "O SINPREFOR insistiu para que fosse feita a reunião para debater estes pontos sendo atendido no dia 16. O acordo formalizado foi encaminhado dia 22 e a proposta de 10 parcelas jogaria a dívida para o ano que vem descumprindo completamente o primeiro acordo feito em maio. Ficou claro na Assembleia que se não voltarem atrás a situação pode se desencadear em greve" disse ele.

Em setembro a Prefeitura ainda tem de fornecer aos trabalhadores e SINPREFOR, o seu posicionamento acerca dos Planos de Carreira do Administrativo, da Saúde e dos Professores propostos no mês de junho pelo sindicato após um mês de trabalho e de consulta direta com centenas de funcionários públicos.