Entidades formosenses e da região dão apoio ao SINPREFOR e aos servidores municipais

Postado por Administrador às 18:36 com Nenhum comentário
Desde setembro do ano passado, com o início das mobilizações trabalhistas o sindicato tem proporcionado à comunidade formosense a mudança no senso crítico dos cidadãos formosenses e mostrando a importância da participação popular em eventos apartidários. Como resultado, desde a última paralisação, diversas entidades formosenses tem declarado apoio e reconhecido a força do SINPREFOR e os servidores públicos municipais.


O descaso, o desrespeito e a morosidade no reconhecimento dos direitos trabalhistas dos funcionários públicos municipais é algo recorrente e que a cada ano tem sido um dos principais motivos para o estopim de diversas Assembleias, paralisações e atos em defesa do interesse coletivo. Uma das principais bandeiras do sindicato é o movimento apartidário que conta com o apoio e a participação de cada um dos servidores que estão cansados de tanta irresponsabilidade.

Neste interím, o SINPREFOR tem recebido a visita de vários representantes de diversas entidades da organização civil. De sindicatos patronais a entidades que pretendem nascer nos próximos meses, a marca da mobilização que tem sido deixada pelo nosso sindicato tem revolucionado o modo de pensar de todos que tem reconhecido a cada dia que se for necessário ganhar as ruas após esgotar as tentativas de negociação para que os direitos sejam cumpridos isso será e deve acontecer.

Entre as entidades formosenses que manifestaram apoio ao SINPREFOR e servidores de nosso município estão: o sindicato patronal de comércio de Formosa; o sindicato patronal dos hoteleiros e donos de restaurantes de Formosa; a Associação dos Feirantes de Formosa, presente na comunidade há mais de 10 anos; o sindicato dos vigilantes do RIDE, que devem abrir sua sede em Formosa nos próximos dias; o sindicato dos bancários do RIDE, presente em Formosa; a Associação dos Moveleiros de Formosa, que articula a criação do sindicato dos funcionários de movelaria de Formosa com apoio de nosso sindicato; a OAB-Formosa que tem parabenizado pela atuação sindical recente e o Instituto Caminhando e Cantando.

"Esse apoio se deve ao fato do trabalho que temos feito. Mas um trabalho apartidário, consciente e com o ator principal presente, o servidor público municipal. Hoje temos uma articulação popular municipal e regional muito importante e o caminho que pretendemos percorrer é a solidariedade de classes. Ou seja, não interessa o cargo ou a categoria que está na luta, o que importa é que a luta deste grupo pode beneficiar a todos no futuro e, portanto, deve ganhar o apoio de todos" disse Alex.

Há tempos o SINPREFOR tem sido participante de um estudo realizado por um conjunto de outros sindicatos de servidores municipais da região do entorno que tem a ver com a criação de uma federação regional que possa facilitar e aumentar a representatividade dos funcionários da região. Entre as cidades que tem manifestado apoio mútuo mesmo antes do lançamento da federação estão: Formosa, Planaltina, Valparaíso, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Água Fria, Novo Gama, Cavalcante e Teresina.

Num futuro próximo o SINPREFOR deve manifestar o apoio mútuo a outros trabalhadores daqui e de cidades que ainda não possuem seu respectivo sindicato e tem visto e destacado o nosso trabalho e atuação, são eles: trabalhadores de movelaria de Formosa, servidores públicos municipais de Vila Boa, servidores públicos municipais de Água Fria (que fundará oficialmente seu sindicato no próximo dia 24 de agosto) e servidores públicos municipais de Buritis. "Sentimos falta de uma mobilização entre os trabalhadores da rede privada formosense para a criação do seu sindicato bem como dos trabalhadores que realizam trabalho terceirizado como os da Coleta Seletiva, mas esperamos despertar esse desejo nesse grupo de trabalhadores futuramente" afirmou Alex.

O presidente reconhece que falta uma aproximação do SINPREFOR para com o sindicato dos trabalhadores rurais de Formosa: "Há um desejo dos dirigentes dos dois sindicatos de haver um entrosamento maior mas nos falta tempo. Para quem viu os avós trabalharem e darem o sustento de uma família por meio da terra os auxiliando quando pôde como eu, sabe da importância de se apoiar o trabalho dos rurais, principalmente em nossa cidade" disse Alex.

A CUT - Central Única dos Trabalhadores - neste sentido tem sido primordial para o desencadeamento de um pensamento mais solidário que vise a aplicação dos direitos trabalhistas. Desde 2012, a Central e o SINPREFOR tem buscado uma aproximação e um apoio cada vez mais evidente que gere como consequência a melhoria das condições de trabalho e de vida de cada trabalhador.

Congresso Regional
Com toda a conjuntura a favor dos trabalhadores formosenses, em especial os municipais, o presidente do SINPREFOR afirmou que até o fim de seu mandato deverá providenciar ou, no mínimo estruturar, um Congresso Regional do Trabalho em Formosa que conte com todas as entidades sindicais e da sociedade organizada: "Conhecimento é tudo. Não podemos deixar de aproveitar essa conjuntura para, com a participação de tantas entidades, trocarmos informações importantes e aprendermos a lutar e negociar de maneira consciente. Precisamos despertar novos dirigentes que entendam a importância das lutas. E o Congresso feito exclusivamente pelas entidades sindicais e sociedade organizada seria o clímax da evolução sindical de nossa região. Se Deus assim permitir, vamos juntos, chegar a este nível e continuar cada vez mais fortalecidos na briga pela aplicação das leis e dos direitos que nos pertencem" finalizou Alex.

Assembleia do dia 26 de agosto às 10h00
O SINPREFOR deve encaminhar o edital de convocação para a Assembleia a partir desta terça (20) aos postos de trabalhos dos funcionários públicos e deve encaminhar e convidar as entidades que costumeiramente apoiam o sindicato bem como as que recentemente tem declarado seu apoio ou parabenizado as ações sindicais.