Prefeitura leva EPI, mas não contempla efetivos

Postado por Administrador às 19:44 com Nenhum comentário
Foto retirada do site da PMF
Dez entre dez pessoas concordam e sabem que um bom serviço só pode ser efetuado com qualidade se o trabalhador possuir uma boa remuneração e, no mínimo, estiver em um ambiente de trabalho de qualidade com boas condições de higiene e saúde, protegido de eventuais riscos. Mesmo assim, em Formosa, as condições de trabalho dos servidores são as mais precárias possíveis, em especial para os trabalhadores da área de limpeza e de saúde. Após último movimento, a Prefeitura se comprometeu a realizar a compra do material até o dia 13 de agosto.

Está na lei: "A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados", por ofício, a Prefeitura informou ao SINPREFOR que, em relação ao ponto do acordo ligado aos EPI's estaria em processo de levantamento.

Na última quarta (24) o site da Prefeitura Municipal noticiou que o prefeito Itamar Barreto teria realizado uma visita para realizar a entrega dos equipamentos. Confira abaixo a nota publicada:

"Nesta manhã o prefeito Itamar Barreto esteve presente na secretaria de Transportes e Limpeza entregando equipamentos para os servidores.
Na ocasião foram entregues camisetas; equipamentos de segurança e trabalho além de um gerador que irá auxiliar na manutenção das pontes e bueiros em estradas rurais. Os novos equipamentos são para que os servidores possam produzir mais e com segurança. 'Estamos fazendo a entrega de todo tipo de equipamento necessário para que possa manter a cidade limpa e organizada', disse.
O prefeito ressaltou que a qualidade de vida da população está relacionada com a qualidade da prestação do serviço da máquina pública".

Diante das novidades o SINPREFOR realizou levantamento no setor de limpeza pública para apurar os fatos e obteve a informação por meio dos servidores efetivos de que os Equipamentos de Proteção Individual entregues na quarta-feira contemplaram apenas parte dos trabalhadores não efetivos e que a grande maioria não recebeu nenhum material de proteção.

Na noite de hoje (29), dirigentes do sindicato flagraram grupos de limpeza pública noturnos que não possuíam sequer os coletes reflexivos.

O presidente do SINPREFOR acredita que os Equipamentos de Proteção Individual devam ser uma obrigação permanente e levada mais a sério bem como lembra que o acordo prevê compra do material até a primeira quinzena de agosto: "As leis de segurança, higiene e proteção no trabalho devem ser sempre prioridade pois é um tema de grande responsabilidade. É importante realizar a aquisição do material, mas o mesmo deveria ser comprado e posto a disposição de todos os trabalhadores. Há servidores efetivos que realizam a coleta que sequer foi entregue luvas apropriadas sem dizer que nas ruas o pessoal continua no sacrifício e a noite é cada vez mais iminente o risco de morte no trânsito pois boa parte das pistas estão escuras e em alguns casos é difícil de o condutor ver o servidor na rua. Estaremos encaminhando um ofício para que a Prefeitura nesta semana  para que possa nos esclarecer como está a situação deste ponto pois no site há uma informação e nas garagens outra realidade" diz Alex.