Servidores fazem Primeira Carreata do Serviço Público nesta sexta

Postado por Administrador às 19:27 com Nenhum comentário
Nesta sexta-feira (10) após as tentativas de inviabilizar o movimento, os servidores públicos municipais mantiveram o grande apoio que tem dado a paralisação desde o início e o SINPREFOR iniciou os trabalhos sob a possibilidade de se reunir com o prefeito municipal Itamar Sebastião Barreto para possibilitar uma negociação de uma pauta definida de modo a favorecer e a voltar a conceder parte do poder aquisitivo nos últimos meses.

Pela manhã, os funcionários públicos se reuniram na Praça da Prefeitura para realizar a concentração da Primeira Carreata do Serviço Público Municipal de Formosa que saiu da referida praça, desceu pela rua dos Correios, subiu para a Avenida Visconde de Porto Seguro e foi para a Avenida Lagoa Feia em direção à rádio 91 FM que, por meio de um de seus repórteres, divulgou inverdades sobre o movimento.

Contando com dezenas de carros e com o apoio de centenas de cidadãos e cidadãs durante o percurso, além dos trabalhadores e comerciantes locais, a carreata demonstrou e provou mais uma vez que o movimento é pacífico e conta com todos que lutam pela restituição da perca salarial ocorrida nos últimos meses.

Na porta da rádio, após alguns minutos de discurso, o diretor proprietário compareceu ao local para dar esclarecimentos diante do público presente pedindo desculpas pelo repórter ter se posicionado daquela maneira e garantindo uma retratação diante do microfone. Na ocasião o dirigente do sindicato afirmou e lembrou que de fato a opinião e os dizeres do repórter às vezes não representa a opinião da rádio.

Nos estúdios, o diretor do rádio e quatro representantes do movimento acompanharam os bastidores. No ar, entretanto, a retratação não veio, mas o mesmo reconheceu que "99% dos manifestantes faziam uma manifestação pacífica" o que causou certa irritação dos funcionários.

O presidente do SINPREFOR garantiu nos microfones da rádio 91 FM que a manifestação é legal, pacífica e não conta com nenhum tipo de violência e que, inclusive, os próprios servidores tem sofrido com a paralisação uma vez que os mesmos usam os serviços municipais como as creches e hospital públicos municipais finalizando dizendo que para isso acabar basta o prefeito atender as reivindicações de todos.

Sobre a abertura da rádio para esclarecimentos, Alex disse que não foi como o esperado mas foi importante uma vez que lhe foi conferido um parcial direito de resposta: "Pudemos falar um pouco do movimento e esclarecer os fatos. Foi bom, poderia ser melhor" disse.

O presidente do SINPREFOR também se questionou sobre a ausência do repórter que causou a irritação dos servidores: "Seria interessante que estivesse presente para podermos, de maneira pacífica e ordeira, conversarmos no microfone da rádio sobre os equívocos por ele ditos a comunidade formosense e para que nós pudéssemos esclarecer melhor os fatos ouvindo o outro lado da história" pontuou.

Por fim, Alex mencionou que por abrirem o espaço prova mais uma vez que o movimento é pacífico e que agora é momento de se pautar na luta uma vez que buscar os direitos na Justiça é mais demorado: "O repórter disse que a rádio não deveria dar espaço para bagunceiros. Se nós pudemos falar é sinal então de que os bagunceiros não somos nós. Lutar por esses direitos na Justiça é certeza de vitória, mas sabemos que a justiça é lenta e as contas dos servidores não podem esperar já que o dinheiro que seria destinado para pagá-las foi retirado sem ninguém dizer nada" finalizou o presidente.

Depois da passagem na rádio, o movimento seguiu para a Praça da Prefeitura passando pela Avenida Brasília em carreata. Durante o trajeto, o apoio tem sido cada vez maior por parte dos comerciantes que entendem que o funcionário público tendo seus salários cortados, não podem estar honrando com as despesas no comércio local forçando uma situação complicada para com o mesmo.

De volta a praça, os funcionários públicos municipais deram um alto "Bom dia Secretário" para todos aqueles que estavam no centro administrativo e um "Acorda prefeito" para que o mesmo pudesse abrir as portas para uma negociação que a cada dia tem sido desejada pelos servidores e comunidade local.

Durante o evento, membros da Comissão da Câmara para negociação afirmaram que tentariam marcar uma reunião entre a Comissão de Servidores e SINPREFOR com o prefeito no período da tarde gerando uma grande expectativa em todos.

Reunião não acontece, mas é remarcada
Depois da possibilidade de a reunião ocorrer às 15h00, a Comissão dos Servidores se reuniu no SINPREFOR em conjunto com os dirigentes do sindicato. Uma hora depois, membros da Comissão da Câmara alegaram que o prefeito teria atendido os mesmos em sua casa e, de início, propôs os seguintes pontos: Aumento da Insalubridade no Hospital, retorno do pagamento do quinquênio para a turma de 2008 para cá, Plano de Carreira em 180 dias, Garantia do pagamento da Titularidade, Abono das faltas e retorno para o trabalho na segunda feira anulando a assembleia com a garantia do atendimento por parte do prefeito no dia para debater sobre o restante da pauta de negociação.

A Comissão de Servidores e sindicato informou aos vereadores que, os cinco pontos mencionados precisariam ser formalizados em um ofício como proposta e que se a proposta era aquela deveria ser encaminhada para a Assembleia para definir de modo que não teria como abrir mão da mesma. Também foi alegado que a pauta reivindicatória possuía cerca de 15 pontos e que a recomendação era o prefeito se reunir com a comissão dos trabalhadores e SINPREFOR na Prefeitura ainda nesta sexta.

Após um momento de conversa foi sugerido por parte de um membro da comissão e um dos vereadores que, para adiantar as negociações a reunião poderia ocorrer entre vereadores, prefeito e presidente do sindicato com o seu departamento jurídico. A ideia foi imediatamente recusada pelo próprio presidente do sindicato que não abria mão da participação da comissão nas negociações. A comissão dos funcionários chegou a um consenso de ser diminuída para sete com o intuito de favorecer o princípio do debate.

Por volta das 17h30, depois de muita conversa sobre alguns detalhes o local definido para a reunião causou mais polêmica entre a comissão. A informação era de que o prefeito na sexta atenderia apenas em sua casa pois teria chegado de uma viagem e a Prefeitura estava fechada.

Por outro lado, servidores e sindicato acreditavam que a reunião no centro administrativo dariam possibilidade de o prefeito e secretariado analisar através dos documentos que estão dispostos para os mesmos em suas salas facilitando as negociações e gerando mais avanços. Após a opinião dada por cada um dos membros da comissão e diretores do sindicato foi decidido democraticamente que a comissão não iria a casa do prefeito.

Com o novo impasse e com o horário avançado, bem como a pequena possibilidade de a pauta ser atendida ainda na sexta ficou definido e aceito entre as partes que o melhor seria o encaminhamento da reunião entre prefeito, secretariado, comissão de servidores e sindicato para segunda-feira (13).

A Assembleia
Na segunda, o SINPREFOR realizará a Terceira Assembleia Geral Extraordinária para tratar da seguinte pauta: Analisar proposta a ser definida pela Prefeitura depois de análise dos pontos dispostos em Assembleia e Analisar possibilidade de Contra Proposta ou Movimento Grevista. A Assembleia está marcada para as 9h00 em primeira chamada e 9h30 em segunda chamada.