SINPREFOR pede mas não participa de seleção de contratados

Postado por Administrador às 08:10 com 2 comentários
Imagem ilustrativa
Na semana em que a Prefeitura Municipal de Formosa anunciou o processo seletivo dos contratados, o SINPREFOR, através da dirigente Karla de Castro, solicitou verbalmente a participação do sindicato no processo de seleção e análise de currículos que seriam realizados a partir da última segunda (22) na Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, o sub-secretário Maurício teria afirmado que o sindicato seria convidado para participar de uma comissão de análise. No entanto, não passou de uma afirmação que acabou não sendo efetivada.

Depois do contato, o SINPREFOR não foi convidado para fazer análise dos currículos ou mesmo para acompanhar o processo de análise que foi realizado por servidores que trabalham na Secretaria Municipal de Educação e não por uma empresa contratada para este fim.

O processo seletivo dos contratos de professores chama a atenção por conta de vários fatores. Primeiro por ser realizado pela própria Secretaria e não por uma empresa como é feito em outras localidades. Segundo que o primeiro Edital publicado tinha várias divergências quanto ao período de inscrição, a sua publicação ocorreu depois da fase de inscrição gerando várias polêmicas. Terceiro em relação ao fato do prazo de inscrição de três dias que provocou o boato de que o edital teria sido liberado para algumas pessoas antes de ter sido publicado de modo a facilitar e favorecer estas pessoas. O boato, no entanto, não foi confirmado até o momento pelo sindicato.

Mais recentemente, com o SINPREFOR não sendo convidado para o processo, vários outros questionamentos tem sido levantados em relação à lisura da seleção. O sindicato reconhece que é tarde para fazer algo, mas deverá colher dados e informações para análise e, em caso de constatação de alguma ilegalidade, deverá acionar o Ministério Público ou Justiça Comum para anular o processo.