14 dias de greve: Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé. Greve segue!

Postado por Administrador às 15:11 com Nenhum comentário

Nesta segunda-feira (01/02), os funcionários e funcionárias do serviço público municipal de Formosa realizaram uma carreata abrangendo vários bairros da comunidade com a missão de conscientizar e chamar os colegas para a greve, informar a todos sobre os motivos do movimento solicitando o apoio e compreensão da sociedade, bem como de cobrar a presença do prefeito nas mesas de negociação. Em todo o percurso realizado, os trabalhadores foram bem recepcionados por todos os formosenses.

Conforme combinado, a partir das 8h00, vários funcionários da Prefeitura Municipal de Formosa de diversas categorias do serviço público se concentraram na praça para receber as primeiras instruções sobre a carreata que percorreria boa parte da cidade.

Por volta das 9h00, os carros de som se posicionaram para o início do movimento e, contando com a participação de mais de 100 veículos e dezenas de motos, os trabalhadores percorreram vários bairros e programaram visitas a duas unidades que estavam funcionando normalmente durante a greve e solicitaram a participação dos colegas nas ruas.

Em uma das unidades, após uma rápida visita, o turno matutino aderiu e se comprometeu a se fazer presente nos próximos atos da greve. Na sequência, a carreata foi de ponta a ponta da cidade para chegar em outra unidade para realizar o mesmo trabalho de conscientização e chamamento dos colegas. 

Diferente da primeira unidade, houve resistência dos profissionais em aderir ao movimento mesmo com todos os trabalhadores solicitando e pedindo a presença dos mesmos nos próximos atos. Não havendo a adesão, os grevistas saíram da escola respeitando a opinião dos colegas em seguir trabalhando e, diferentemente do que chegou a circular nas redes sociais, as duas visitas transcorreram de forma completamente pacífica e tranquila não extrapolando, em nenhum momento, o direito previsto em lei.

Depois de visitar os colegas, a carreata se encerrou em frente ao condomínio em que o prefeito reside para cobrar a presença do mesmo nas próximas mesas de negociação. "Foram seis reuniões e ele não compareceu em nenhuma. Queremos a presença do mesmo para atender os trabalhadores, pois nós fazemos parte da população formosense e este é o mínimo que um representante do Poder Executivo deve fazer num momento como este" disse um dos manifestantes enquanto o movimento fechava uma das ruas em frente.

A parada em frente ao condomínio foi acompanhado de perto pela Polícia Militar que orientou o trânsito durante o ato. Não houve impedimento no tráfego de veículos tanto na via que dá acesso a BR, quanto a entrada para o condomínio. Após cerca de meia hora, o ato foi finalizado com a marcação da próxima Assembleia no dia 03 de fevereiro, às 14h00, na Praça da Prefeitura.

"O movimento segue crescente e o comando de greve tem feito um belo trabalho. Como temos dito desde o início, esta luta não é do sindicato, não é de sua direção, mas é dos trabalhadores e trabalhadoras que não suportam mais esta situação. Estaremos lutando pelos nossos direitos e estaremos fazendo tudo que a lei permitir no sentido de cobrar a presença dos colegas que seguem trabalhando, isto também é um direito nosso. Respeitaremos sempre aquele que, mesmo assim, quer continuar a trabalhar. Vamos continuar lutando e vamos continuar a buscar meios para que esta situação não se prolongue mais" disse um dos dirigentes do sindicato após o movimento.

O próximo ato será realizado na próxima quarta, às 14h00, na Praça da Prefeitura. Contamos com a participação de todos os servidores de luta!

Foto: Arquivo de imagens do SINPREFOR
Matéria por: Departamento de Comunicação Sindical do SINPREFOR