SINPREFOR registra falhas de proteção aos trabalhadores e toma providências

Postado por Administrador às 12:34 com Nenhum comentário

Durante os atendimentos a diversos postos de trabalho, os dirigentes do SINPREFOR receberam alguns relatos de situações catastróficas que estão voltando a ser comuns no cotidiano do serviço público, a falha na proteção dos trabalhadores e os acidentes envolvendo funcionários.

No mês de agosto, foram relatadas duas situações de alto risco para os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e dois casos de acidente com funcionários.

Os casos
Os serviços que tem registrado aumento de riscos aos trabalhadores vem das frentes de trabalho de conservação do asfalto e vias públicas e da manutenção e reformas de iluminação. 

Em se tratando dos acidentes, os casos relatados e confirmados de conhecimento do sindicato, envolvem dois funcionários. 

Segundo apurado, enquanto um lesionou o dedo ao ponto de tê-lo amputado após prendê-lo na caçamba durante sua descida o outro trabalhador teria sido prensado pelo caminhão contra o muro após suspeita de falha do veículo.

Os dois acidentados foram procurados por dirigentes do sindicato afirmando estarem em recuperação e passando bem, mas não puderam comparecer a entidade para relatar maiores detalhes do ocorrido.

Segundo o representante da secretaria correspondente, a mesma teria tomado todas as providências para socorrer o funcionário que desceu da caçamba e alegou que o mesmo sofreu o acidente após o horário de serviço. No caso do outro trabalhador, a secretaria não tinha recebido informações do caso por ter ocorrido a pouco tempo tendo tido conhecimento por meio do sindicato e afirmou que também estará a par da situação para auxiliá-lo no que for preciso.

Os dois funcionários acidentados seguem sendo observados pelo órgão sindical que disponibilizou atendimento jurídico para melhor apurar os casos e tomar as devidas providências de acordo com cada situação e com o desejo de ambos.

A luta contra acidentes
Desde 2012, o SINPREFOR tem lutado em conjunto com os trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para isto, além de cobrar das autoridades um ambiente de trabalho mais humanizado, a entidade sindical também tem denunciado diversas situações aos órgãos competentes para que a segurança e os riscos sejam cada vez menores no cotidiano dos funcionários.

O que o SINPREFOR fez e tem feito para coibir acidentes?
Na greve de 2013, o sindicato e trabalhadores cobraram por equipamentos de proteção individual para todas as categorias do serviço público, em especial, trabalhadores lotados na Garagem e que convivem com zonas de alto risco e periculosidade. O pedido foi atendido em partes pela Prefeitura que chegou a comprar alguns equipamentos, o problema é que não chegou a quantidade de material suficientes na qualidade que o serviço prestado exige.

Outra ação realizada pelo SINPREFOR foi a denúncia do transporte ilícito de trabalhadores e trabalhadoras aos locais de trabalho. Na época, funcionários públicos eram transportados na caçamba de caminhões para realizar a limpeza, poda, coleta e vários outros serviços. O Ministério Público foi acionado e, desde então, a Prefeitura buscou formas para regularizar a situação. Atualmente, tanto o sindicato quanto os trabalhadores seguem de olho para voltar a denunciar ocorrências similares caso ocorram.

Recentemente, o SINPREFOR também acionou o Ministério Público do Trabalho quanto a questões voltadas aos Equipamentos de Proteção Individual nos serviços de conservação de vias públicas. O mesmo processo deverá seguir para outras entidades de fiscalização para que o Poder Executivo se adeque às normas de segurança nos ambientes de serviços.

Próximos passos na luta por mais proteção e segurança
Ciente de que a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras é fundamental para o serviço público de Formosa, o SINPREFOR deverá agendar uma visita ao CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - para buscar mais informações e auxiliar na montagem de uma agenda que vise conscientizar o funcionário e a funcionária quanto as falhas de segurança no trabalho para que o mesmo não coloque sua vida em risco e as denuncie.

Também faz parte da pauta do sindicato um estudo elaborado para realizar a cobrança efetiva de maior proteção a todos os funcionários de Formosa com a compra de materiais suficientes e de reconhecida qualidade na proteção individual, bem como maior atenção aos acidentados e aos que correm maior risco.

Além disto, a entidade sindical deve envolver os gestores públicos que representam o Poder Executivo na discussão para que as medidas elaboradas na mesma sejam efetivadas o mais rápido possível.

Recomendação aos trabalhadores
"O funcionário deve denunciar as falhas, relatar quando ocorre acidente com algum colega de trabalho, informar e buscar auxílio para que algumas situações não coloque sua vida em risco. O sindicato tem atuado desde sempre e vai seguir fazendo o seu trabalho de estar em cima e cobrar mais zelo do poder público quanto a segurança e proteção dos trabalhadores. Caso contrário, vamos seguir denunciando como sempre temos feito para que medidas sejam tomadas" afirmou um membro da diretoria.

O servidor pode relatar denúncias e situações de risco por meio do telefone 3631-3569 ou pelo e-mail sinprefor@gmail.com bem como pode também levar a questão ao escritório central do sindicato preservando sua identidade.