Prefeitura diz estar em crise, mas há suspeitas de que segue contratando e criando novos cargos

Postado por Administrador às 09:23 com Nenhum comentário

Nesta semana, dirigentes do SINPREFOR receberam denúncias de que a Prefeitura Municipal de Formosa segue contratando dezenas de novos funcionários nos últimos meses. Algo que contraria a fala do governo de que o Poder Executivo estaria em crise.

A suspeita nos remete ao fato de que a fala em crise pelo governo municipal não atinge os cofres públicos com a força que sempre é comentada uma vez que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal e demais leis federais, em um caso de extrema necessidade e situação crítica nas contas públicas, o Poder Público tem por obrigação travar a contratação de funcionários sem vinculação efetiva.

O sindicato sustenta que, sendo a suspeita de novas contratações de não efetivos confirmada e, como não tem havido medidas para redução dos subsídios dos gestores e nem de diminuição do número das secretarias então suspeita-se que a crise não deveria afetar as contas ao ponto de não realizar o pagamento dos direitos dos servidores públicos municipais de Formosa.

"Muita gente pergunta porque temos questionado sobre os recursos da Prefeitura. Primeiro que é um direito de qualquer cidadão e segundo e mais importante é o fato de que em toda a reunião sobre o dinheiro dos funcionários ser falado que existe uma crise, mas não há o envio de nenhuma informações mais profunda com mais detalhes, é sempre algo muito superficial. Caso estas contratações se confirmem então pode ser que nem a crise é existente como cremos" afirmou um dos diretores do sindicato.

E os novos concursados?
Outra situação gerada com isto é o fato de a Prefeitura ainda não ter convocado os novos concursados sob a alegação de falta de recursos. Porém, novamente, não há informações documentais que confirmem a situação.

Um grupo de concursados buscou o Ministério Público recentemente e o sindicato deve buscar uma reunião com a Promotoria para saber de maiores novidades sobre o assunto para posteriormente realizar uma reunião com os futuros servidores públicos de Formosa.