SINPREFOR faz visita rápida no CGU

Postado por Administrador às 19:08 com Nenhum comentário
O SINPREFOR, por meio do presidente Alex Nunes e da dirigente Karla de Castro, realizaram visita técnica ao CGU - Controladoria Geral da União - com sede em Brasília esta semana para tirar algumas dúvidas acerca dos recursos do FUNDEB. Até hoje o sindicato não recebeu nenhuma resposta convincente por meio de documentos comprobatórios acerca do que houve com o pagamento dos trabalhadores que atrasou no início deste ano.


A visita ao CGU se deu pelo fato de procurar uma forma de encontrar respostas acerca do atraso do pagamento dos funcionários no início do ano: "Tratava-se de uma transição, de uma nova Administração chegando, mas o recurso sempre foi depositado normalmente e o trabalhador não pode ser penalizado por uma possível falha. Esse atraso até hoje não foi esclarecido oficialmente ou por escrito e foi um compromisso nosso assumido diante dos servidores de buscar saber o que aconteceu, se a Prefeitura não esclarece e não emite os dados que cansamos de pedir, então fomos ao CGU para tirar dúvidas e saber outro meio de buscar dados" disse Alex.

Segundo ele, a rápida visita foi importante tanto para tirar as dúvidas bem como para aprender novidades: "Por mais que fiquemos diariamente trancafiados estudando leis, sempre há uma que passa batido. Nessa visita ficamos sabendo que, por lei, a Prefeitura deveria passar num prazo de até dois dias um relatório de todos os recursos federais que chegam na cidade para os partidos políticos e os sindicatos. É lei. Iremos estudar os dados e encaminhar ofício solicitando que a lei seja cumprida quanto a isso aqui em Formosa" disse o presidente.

Por aconselhamento dos atendentes do CGU, o SINPREFOR deverá se encaminhar para Goiânia para realizar visita técnica no TCM -Tribunal de Contas dos Municípios - para solicitar dados das Folhas de Pagamentos para realizar análise detalhada de todos os dados possíveis de modo a buscar esclarecimentos acerca dos atrasos do início do ano. A dificuldade está em se agendar o dia para realizar a visita prevista ainda para este ano. "Estamos com agenda lotada até o fim do ano para resolver assuntos internos e ligados aos trabalhadores, mas vamos ver como procederemos" disse Alex.

No ano passado, o SINPREFOR realizou algumas visitas técnicas no TCM para buscar dados e informações a respeito de dados internos, contratos e outros. Neste ano a reclamação geral está em torno da falta de encaminhamento de documentos que acaba atrapalhando o trabalho sindical e o planejamento de atividades reivindicatórias.

O sindicato também trouxe alguns exemplares sobre como o cidadão pode participar da fiscalização e acompanhamento dos recursos federais encaminhados a cada município. Eles podem ser adquiridos enquanto durar o estoque por quaisquer pessoas.