Assembleia concede prazo e mantém estado de greve

Postado por Administrador às 13:15 com Nenhum comentário
Na última sexta (27), o SINPREFOR e os servidores públicos municipais de Formosa realizaram mais uma Assembleia Extraordinária Geral para definir os próximos passos que serão dados pela entidade sindical e pelos trabalhadores em busca do tão sonhado Plano de Carreira e da atualização da tabela salarial, defasada a quase cinco anos.


Com uma pauta enxuta, o SINPREFOR se incumbiu de informar o que ocorreu na reunião ocorrida um dia antes entre o sindicato e integrantes da comissão de servidores com a Prefeitura Municipal de Formosa. Na ocasião, o Poder Executivo tinha se comprometido a realizar a apresentação da equipe de trabalhos dos planos bem como a maneira que se darão os trabalhos.

A empresa que realizará os trabalhos ligados aos Planos de Cargos e Vencimentos da Saúde, do Administrativo e do Magistério será a IBEG - Instituto Brasileiro de Estudo e Gestão - contratada pela Prefeitura. Os trabalhos feitos pela empresa serão acompanhados por três comissões sendo uma para cada plano.

Serão seis trabalhadores administrativos, quatro da área da saúde e quatro do magistério. Haverá rotatividade entre eles em pelo menos duas comissões para troca de ideias e o sindicato mais a Prefeitura poderão participar como observadores dos trabalhos destas comissões que terão um caráter mais técnico.

Ficou firmado na Assembleia que até o dia 14 de outubro o SINPREFOR apresentará sua comissão à Prefeitura. Até o dia 25, a equipe do IBEG irá realizar um levantamento de pessoal e do financeiro bem como das propostas iniciais do SINPREFOR e servidores apresentando uma espécie de pré-projeto inicial.

A Assembleia aprovou o prazo final dos trabalhos dos Planos de Carreira até dezembro de 2013 de modo que os mesmos devam entrar em vigor em janeiro de 2014. "A expectativa de todos é que até o fim deste ano os Planos estejam montados e que sejam bons para todos. Vimos que há interesse por parte da Prefeitura em se resolver essa situação com o trabalhador e isso é bom para que tudo possa correr bem" disse Alex.

As comissões de trabalho
Nas comissões que serão paritárias - metade composta por funcionários selecionados pelo sindicato e metade pela Prefeitura - os participantes terão como sugerir, pedir retirada ou análise de ponto bem como pode ver de maneira mais transparente como estão sendo feitos os trabalhos de maneira mais aprofundada. Após o trabalho realizado pela comissão, o projeto quase finalizado ainda poderá ser objeto de debate entre Prefeitura, IBEG, servidores da comissão e SINPREFOR caso alguma das partes achar que isto seja pertinente.

Por fim, a ideia do presidente Alex Nunes concedida na reunião de negociação que culminou na suspensão da greve em 12 de setembro poderá ser acatada pela Prefeitura e os três planos serão apresentados em Audiência Pública antes de seguir para a Câmara.

"Nossa filosofia é de transparência e participação coletiva. Cremos que antes de uma proposta que pode mudar a vida de um ser humano para melhor existir ela deva ser debatida com quem de fato será atingido. A audiência é importante para que todos possam, em tempo, questionar e sugerir algum detalhe que pode não estar no projeto e que pode ser colocado e é importante para que as dúvidas possam ser tiradas e ter a certeza de que aquilo pode ou não beneficiá-lo. No fim, o objetivo deste sindicato enquanto estivermos a frente dele é de que os Planos criados não sejam do SINPREFOR nem da Prefeitura, mas de cada servidor que contribuiu pra isso. Desde a participação da paralisação dos cinco dias em maio, na greve de setembro até a aprovação da lei. Este Plano será um documento público, não será meu, nem de ninguém, mas de todo mundo, como deve ser uma lei" afirmou o presidente Alex.

Os nomes dos componentes selecionados pelo SINPREFOR deverão ser divulgados no facebook do sindicato antes do dia 14. "Serão selecionados aqueles que irão representar todo o seu grupo, não só sua categoria. Afinal são poucas as vagas e é importante que os selecionados tenham em mente que o que está sendo discutido é algo do todo e não só da sua categoria pois ele será cobrado por todos ao fim" lembra Alex.

Saiba mais sobre o IBEG - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão - clicando aqui.