Sindicatos municipais do RIDE pretendem unificar as forças

Postado por Administrador às 09:33 com Nenhum comentário
Com total apoio da Central Única dos Trabalhadores, os sindicatos municipais do entorno do Distrito Federal e componentes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e do Entorno - RIDE - que vivem problemas e situações bastante similares pretendem aumentar ainda mais o poder de organização e mobilização com o intuito de amplificar a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais.
Os sindicatos dos servidores públicos municipais de Formosa, Planaltina, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Valparaíso e Água Fria (que está em fase de criação) tem ensaiado um fortalecimento sindical em toda a região com o objetivo de fortalecer os movimentos trocando diversas informações sobre a realidade dos municípios bem como aumentar o poder de atuação das instituições que defendem o interesse dos trabalhadores, os sindicatos.

O presidente do SINPREFOR enaltece a importância do mútuo auxílio entre as cidades da região: "Quando o trabalhador se une ao seu sindicato dá mais poder de atuação e as bandeiras de luta em favor da valorização do servidor ficam mais fáceis de serem trabalhadas. Se colocarmos em prática a mesma proposta de união, entre os sindicatos do RIDE poderemos favorecer um ambiente igual entre os municípios que compõem a região" afirma Alex.

Segundo o Decreto 7.469 inclui o Distrito Federal e as seguintes cidades no RIDE: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí e Buritis, no Estado de Minas Gerais.

Dentro do grupo de cidades, Alex é enfático em dizer que, mesmo naquelas cidades que possuem número de habitantes similares os direitos trabalhistas dos servidores municipais não são similares: "Há alguns direitos em Formosa que não tem em Novo Gama, há outros em Planaltina que não tem aqui e a realidade dos municípios é bem parecida. A troca de informações e a união do bloco municipal da RIDE favorecerá na conquista unificada de pautas históricas e comuns de toda a região, sem dizer que a vitória de quaisquer dos sindicatos municipais unificados representa indiretamente vitória para todos e fortalecimento na luta dos demais" comenta o presidente.

Recentemente os dirigentes sindicais de Formosa, Planaltina, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Valparaíso e Água Fria se reuniram na Assembleia da CUT para organizarem a possibilidade da criação da Federação dos Sindicatos do RIDE, um órgão sindical regional fundamental para o aumento do poder das instituições. O objetivo seria o fortalecimento das entidades sindicais através de uma federação mais próxima e que tenha experiência em relação à realidade do RIDE bem como a mesma pode fornecer apoio aos movimentos dos servidores estaduais e federais unindo os trabalhadores de todas as esferas em prol da luta trabalhista.

Os municípios de Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto também apoiam a ideia da criação da Federação.

Os municípios de Cabeceiras e Vila Boa tem sinalizado a intenção de criação de sindicatos municipais a exemplo do que ocorre em Água Fria. Nos três municípios, grande parte dos direitos sequer é levado em consideração e, em alguns casos, os Planos de Carreira, se não existem possuem mais de 15 anos sem atualização.

A intenção é de em breve haver uma reunião entre os dirigentes para estabelecer os próximos passos em relação ao trabalho feito pelo bloco municipal do Entorno: "Em relação à organização e luta trabalhista, precisamos ser exemplos e demonstrar união em todos os sentidos para que possamos avançar em conjunto. Um direito que cabe em outra cidade pode caber em todos e, estrategicamente falando, isso é muito importante para pleitearmos, mobilizarmos e lutarmos por este benefício" finaliza Alex.