SINPREFOR participa de Assembleia Geral da CUT

Postado por Administrador às 14:50 com Nenhum comentário
Foto: Guina
No último dia 05, os dirigentes sindicais do SINPREFOR, Alex Nunes e Karla de Castro, estiveram presentes na Assembleia Geral da CUT realizado no Setor Bancário Sul, em frente ao Banco do Brasil para ratificar o apoio da entidade aos 23 pontos da Plataforma dos Trabalhadores Rurais, Urbanos, Públicos e Privados bem como para fortalecer a união dos sindicatos municipais da região do entorno do Distrito Federal.

Durante o evento, o presidente da CUT Brasília afirmou que a Assembleia Geral era mais um momento histórico para os trabalhadores e trabalhadoras do Distrito Federal e da região do Entorno. “Antes de assumirmos a CUT, decidimos que era o momento de resgatar as bandeiras históricas da Central para avançar nas conquistas de toda a classe. Em vez de ficarmos no discurso, precisamos ocupar as ruas dessa cidade se quisermos melhores condições de trabalho e de vida”.

Na presença de mais de 80 sindicatos filiados à CUT Brasília, o presidente da entidade enfatizou alguns princípios mais importantes da Central: a autonomia e a independência sindical. “Não estamos aqui para defender governo e partido. Estamos aqui para defender os trabalhadores e trabalhadoras”, acrescentou ele, ao lembrar que 95% da população trabalha para enriquecer 5% da elite. “Chega de tanta exploração”, protestou Britto sendo ovacionado pelos presentes.

“Qualquer categoria que sai vitoriosa potencializa a luta das outras”, afirmou Rodrigo Britto. Em sua avaliação, a solidariedade de classe deve ser o principal eixo da Central, uma vez que, unidos num grupo coeso e que realmente defenda os interesses de todos, os trabalhadores terão mais poder de mobilização para ampliar as conquistas. “Mexeu com um, mexeu com todos”, disse Britto afirmando que a união das categorias é fundamental para a vitória.

Rodrigo também fez questão de frisar que o socialismo continua sendo um dos objetivos da CUT. “Quando a gente fala de socialismo, queremos dizer que queremos cidadania plena na educação, na saúde, no emprego, na habitação e no lazer. Isso tudo está previsto na Constituição Federal, que garante as mesmas condições para todos os cidadãos”.

Confira alguns pontos que foram ratificados por todos os sindicatos presentes sendo encaminhados para as lutas na esfera federal em conjunto com a CUT Nacional e demais apoiadores do serviço público municipal, estadual e federal:

- Reforma agrária;
- Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário;
- Fim do fator previdenciário;
- Aumento do Produto Interno Bruto (PIB) da educação para 10%;
- Negociação coletiva dos servidores públicos;
- Elevar para 10% o orçamento da União para a saúde;
- Realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro;
- Valorização e recuperação da renda dos aposentados;
- Igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres;
- Fim das demissões imotivadas – regulamentação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
- Regulamentação da Convenção 151 da OIT, que estabelece o princípio da negociação coletiva para trabalhadores do setor público;
- Erradicação do Trabalho infantil – regulamentação da Convenção 182 da OIT;
- Implantação de políticas públicas para os trabalhadores com deficiência física;
- Política eficiente de resíduos sólidos;
- Implantação de políticas públicas para a área econômica;
- Inclusão digital e acessibilidade;
- Defesa e valorização do serviço públicos.

Para o presidente do SINPREFOR a Assembleia foi bastante proveitosa uma vez que foi possível contactar com vários representantes sindicais do entorno do Distrito Federal para debater a importância dos tópicos dos debates para os municípios. "A Assembleia trouxe diversas modalidades de trabalhadores, da cidade e do campo, do setor público e do privado, várias opiniões e sugestões foram encaminhadas de maneira a contribuir com o processo de valorização do trabalho em geral bem como a valorização do diálogo entre a Central e seus sindicatos filiados. Muito disso se deve aos atuais dirigentes da CUT que sempre tem se colocado à disposição de nossa entidade e de todos os trabalhadores municipais de Formosa e região. Os tópicos discutidos e aprovados por unanimidade seguem para os debates nacionais e enquanto estivermos à frente do SINPREFOR estaremos sempre atentos a todos os pontos e nos fazendo presentes sempre que for preciso para que o interesse dos trabalhadores seja sempre respeitado, principalmente o do servidor público municipal de Formosa" disse Alex.