Escola Sindical terá coordenadoria geral específica

Postado por Administrador às 06:12 com Nenhum comentário


Na última reunião da direção do SINPREFOR, os dirigentes discutiram algumas situações referentes ao cotidiano dos funcionários públicos municipais e, também, da entidade sindical. Desde quando anunciada, a Escola Sindical ganhou grande importância nos debates e, não poderia ser diferente no último encontro.

Os dirigentes aproveitaram o encontro para definir se um dos diretores somaria a responsabilidade da Escola Sindical a sua pasta ou se seria necessário abrir uma vaga para um filiado à Coordenadoria do futuro projeto.

Após breve debate, o cargo de coordenador geral foi aprovado por unanimidade entre os presentes e deverá ser instituído pela própria direção e/ou presidência nas próximas reuniões com a indicação do nome do responsável pela Escola Sindical.

O CARGO
Caberá ao coordenador geral da escola, entre outras funções: indicar os cursos a serem realizados de acordo com os objetivos do projeto, organizar o espaço a ser utilizado para os encontros, preparar e programar os cursos, requisitar material necessário para execução dos trabalhos, chefiar a Escola Sindical, planejar e organizar o número de vagas disponíveis para cada curso e se responsabilizar completamente pelo andamento do projeto desde com o apoio e autorização da direção e presidência.

A formação básica para coordenar a escola será a de possuir nível superior, preferencialmente em algum curso de licenciatura e ter notório saber sobre assuntos correlacionados a função, a importância e a necessidade do sindicato bem como deve ser um filiado há pelo menos seis meses.

O cargo de coordenador geral da Escola Sindical é voluntário, ou seja, não será concedido nenhum salário, remuneração ou gratificação, como ocorre com todos os dirigentes sindicais. O material a ser usado pela escola: papéis, canetas, pastas e quaisquer outros, por outro lado, será de responsabilidade do sindicato.

QUANDO A ESCOLA SERÁ DEFINITIVAMENTE LANÇADA?
O sindicato estuda lançar uma palestra antes da inauguração da escola com o intuito de chamar a atenção dos funcionários para a importância da mesma. Para 2016 está previsto o levantamento de dados, informações e a estruturação final da escola - que também dependerá do coordenador geral.

A expectativa é que os primeiros cursos sejam lançados no primeiro trimestre de 2017. Outro ponto que também está sendo estudado e visto é sobre a questão do reconhecimento dos certificados para uso no serviço público em progressões e outros, coisa que hoje não ocorre.

"O nosso objetivo com a escola é informar melhor os filiados sobre a estrutura sindical que possuem hoje. Muita gente não sabe ou não conhece o sindicato em sua plena capacidade. Outros têm interesse de concorrer nas eleições, mas não o fazem pois não sabem direito pra que serve o sindicato. Por isso, a ideia da Escola é de formar futuros e novos excelentes dirigentes e militantes. Se também conseguirmos de alguma forma reconhecer os certificados, seria mais um atrativo. De todo o modo, fico muito satisfeito de ver que o projeto anda a pleno vapor e tem se tornado uma realidade a cada dia" disse um dos dirigentes sobre o projeto.

Matéria publicada em 17 de novembro de 2016 pelo SINPREFOR
Todo ou parte do material pode ser utilizado desde que citada a fonte